Prefeitura realiza o plantio de 300 árvores no Pontal do Ipiranga

Alunos da rede pública municipal também vão participar do plantio

300 mudas de aroeiras, serão plantadas nas avenidas Lua, Júpiter e Netuno, no balneário de de Pontal do Ipiranga. A ação faz parte do Projeto de Arborização do Pontal do Ipiranga, desenvolvido pela secretaria municipal de Meio Ambiente, que no início do mês passado, foi dialogado com a comunidade em reunião aberta no Centro de Integração Comunitária. A proposta é oferecer à um ambiente harmônico, saudável e bonito, sempre aderindo os conceitos de conservação ambiental. O projeto foi desenvolvido para garantir mais qualidade de vida aos moradores do balneário, e contribuir com o clima e oferecer o sombreamento de veículos, por exemplo. 

O prefeito Bruno Marianelli destaca que Linhares busca aliar desenvolvimento econômico, social e ecológico.  “É o começo de um grande trabalho, para tornar Linhares uma cidade mais verde, mais bonita e mais sustentável. A expectativa é de que a partir do plantio haja um incentivo, junto com as famílias, de plantio nas casas, nos parques, onde for possível”, afirmou o prefeito.

Alunos da rede pública municipal de Linhares terão a oportunidade de ajudar a deixar o balneário ainda mais verde. As árvores serão plantadas pelo grupo no dia 09/02. A ação busca mostrar aos estudantes a importância não só de plantar, mas também de preservar o meio ambiente. 

A educação é fundamental para a preservação do meio ambiente e das futuras árvores, como afirmou a diretora de educação ambiental, Aline Fernandes “parte dos alunos vivem no balneário, então é muito importante que eles criem o sentimento de pertencimento por essa área. Os alunos podem ser nossos braços para atuar no controle, conservação e na fiscalização.” 

Vale destacar que o processo de arborização leva tempo e que as mudas devem ser preservadas com a ajuda da população, que podem atuar como agentes fiscalizadores do meio ambiente.

Danos e denúncias

A recuperação ambiental faz parte dos trabalhos desenvolvidos pela Semam. E o projeto de cercamento de restinga e instalação de placas é de suma importância para recuperação da orla e das áreas verdes do Pontal do Ipiranga. Portanto, a secretaria conta com o apoio de todos para a conservação dos equipamentos.
Denúncias de vandalismo ou crimes ambientais podem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente, da Prefeitura de Linhares, através do telefone (27) 3372 2067 ou e-mail: semam@linhares.es.gov.br