Prefeitura de Linhares investe mais de R$ 4 milhões em consultas e exames com especialistas para a população

Todos os meses, são mais de 3.800 agendamentos para consultas em especialidades médicas. Fotos: Secom/Felipe Reis.

A Prefeitura de Linhares tem investido com seriedade na saúde da população. Por ano, são mais de R$ 4 milhões em consultas e exames que são disponibilizados aos pacientes credenciados na rede municipal de saúde.

Esse trabalho é realizado pela Central de Regulação Municipal, responsável em regular o acesso aos pacientes às vagas existentes de exames e consultas eletivas da rede municipal e gerenciar as consultas e exames liberados e agendados via regulação estadual.

É na Central que são feitos os agendamentos e liberação de consultas e exames de baixa e média complexidade através do sistema de agendamento municipal (Rede Cuidar), e sistema estadual. A Central de Regulação atende, em média, por mês, a 3.400 pacientes. Todos os meses, são mais de 3.800 agendamentos para consultas em especialidades médicas.

Todo trabalho de regulação e gerenciamento acontece junto aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde que, por sua vez, são responsáveis em fazer o acolhimento.

Todo trabalho de regulação e gerenciamento acontece junto aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde que, por sua vez, são responsáveis em fazer o acolhimento e comunicar aos pacientes sobre o dia e horário das consultas. Isso ocorre após o paciente ser atendido na unidade e necessitar de tratamento específico.

A diretora da Central de Regulação de Linhares, Izabel dos Santos Oliveira, enfatiza que o paciente deve sempre estar atento ao dia e horário do agendamento da consultas e exames. “Caso ele não possa comparecer, a orientação é comunicar aos responsáveis na sua unidade de saúde para que a vaga seja disponibilizada para outro paciente”, reforçou.

Especialidades

A Secretaria de Saúde oferece mais de 30 especialidades em consultas por meio da Central de Regulação, entre elas, reumatologia, proctologia, angiologia, neurologia, cardiologia, urologia, endocrinologia, nutricionista, ortopedista, psiquiatria, gastroenterologia, pediatria, geriatria, ginecologia, oftalmologia.

Já entre os exames que são realizados pelo município estão: mamografia, ultrassonografias, ecocardiograma, raio x, eletroencefalograma, risco cirúrgico, doppler venoso, teste ergométrico, holter 24hs.

A Central de Regulação realiza ainda os agendamentos de exames, consultas e cirurgias de alta complexidade, como, por exemplo, exames de ressonância, tomografia,cintilografia, cateterismo, hiperbárica, iodoterapia, entre outros. Esses agencamentos são realizados por meio de convênio com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Além do fluxo de atendimento gerado por meio dos encaminhamentos das 35 Unidades de Saúde existentes nos bairros e no interior de Linhares, a Central ainda recebe demandas de consultas e exames eletivos de atendimentos de outros departamentos vinculados à Secretaria de Saúde. Entre eles, Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (NAPS), incluindo Casa Rosa, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Hospital Geral de Linhares (HGL), e Conselho Tutelar, além das unidades prisionais, Pestalozzi e demandas jurídicas.

Central de Regulação

A Central de Regulação, da Prefeitura Municipal de Linhares, fica na rua Governador Bley, sem número, no Bairro Colina, antigo Hospital Talma.