Prefeitura de Linhares realizou mais de 28 mil atendimentos e procedimentos em saúde bucal em 2022

Todos os meses são mais de 2,3 mil atendimentos nas unidades de saúde, especialidades e HGL

O diretor de Estratégia Saúde Bucal da Prefeitura de Linhares, Itamar Francisco Teixeira, explica que, em Linhares, os servidos são oferecidos em rede de assistência em odontologia.

A Unidade Estratégia Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Linhares realizou, em 2022, uma média mensal superior a 2,3 mil atendimentos e procedimentos odontológicos. Durante o ano, foram 28 mil e 328 consultas, incluindo as que foram feitas no Hospital Geral de Linhares (HGL). Além disso, houve o registro de 67 atendimentos domiciliares e 698 procedimentos bucomaxilofacial.

Do total, 2.016 foram atendimentos especializados e 26.312 feitos em clínica odontológica básica, que estão instaladas nas unidades de saúde dos bairros e do interior.

O diretor de Estratégia Saúde Bucal da Prefeitura de Linhares, Itamar Francisco Teixeira, explica que, em Linhares, os servidos são oferecidos em rede de assistência em odontologia.

“A estratégia de saúde bucal recebe o paciente na porta de entrada de sua unidade de saúde da família e ela é a responsável pelo encaminhamento do usuário para as média e alta complexidades, – na Unidade de Especialidades -, e no Hospital Geral de Linhares e ainda para os programas de saúde bucal do município”.

Segundo o diretor, o diferencial da Prefeitura de Linhares é que os serviços de odontologia são, em sua maioria, executados no próprio município. Não há necessidade de transporte do paciente para outros municípios para tratamento odontológico.

Serviços

Nas especialidades oferecidas pela Prefeitura de Linhares, são serviços de endodontia (tratamento de canal), cirurgias orais – extrações de 3º molares ou sisos e cistos -, além de pessoas com deficiências sistemicamente comprometidos, prevenção ao câncer de boca e orofaringe, além de biópsias.

Nas unidades de saúde da sede e interior do município, ocorre a porta de entrada do paciente no SUS. Nestes locais são prestados serviços de clínica odontológica geral, como extrações, restaurações, profilaxias, prevenção e promoção de saúde bucal, bem como encaminhamentos para tratamentos especializados.

Unidades de Saúde

O atendimento nas unidades de saúde é realizado a partir do cadastro da família do usuário no território da unidade de saúde do local em que reside. As consultas são realizadas por demanda espontânea, agendamentos e buscas ativas.

Especialidades

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do município realiza cirurgias orais complexas e endodontia, e atende a pacientes com deficiência, diagnóstico do câncer de boca e estomatologia.

Hospital Geral de Linhares

O atendimento no HGL é realizado por demanda espontânea, além dos referenciados internos e externos ao hospital. São oferecidos serviços de urgência e emergência e odontologia hospitalar. Esses serviços são de média e alta complexidade em orofacial.

Horários de atendimentos odontológicos no município

As Unidades de Saúde da Família atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas. No Hospital Geral de Linhares, o atendimento é feito 24 horas todos os dias, inclusive nos feriados. Na Unidade de Especialidade Odontológica, o horário é de 7h às 17h. O município dispõe ainda da Unidade Móvel de Saúde (UMS), que atende de segunda a quinta feira, de 8h às 16 horas.

O município de Linhares conta hoje com 63 profissionais atuando nos serviços de odontologia nas unidades de saúde e na especialidade. São 9 dentistas na Unidade de Especialidades, 9 no HGL, 4 na Unidade Móvel 41 nas unidades de saúde.

Profissionais

A rede de serviços odontológicos de Linhares conta com profissionais altamente preparados e premiados. Em 2014, 2015, 2016 e 2019, o Programa de Prevenção ao Câncer de Boca foi finalista do Prêmio Inoves. Em 2020, o cirurgião-dentista Itamar Francisco Teixeira recebeu o Prêmio de Melhor Dentista do Mundo pela ONG Turma do Bem.

Entre as honrarias, a Odontologia Hospitalar e Urgência e Emergência do HGL é premiada em nível nacional pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). A Odontologia Hospitalar, Urgência e Emergência do também do HGL conseguiu em 2022 o primeiro lugar no congresso do COSEMS no Espírito Santo.

Vale destacar que o diretor da Saúde Bucal do Município, Itamar Francisco Teixeira, é Membro Imortal da Academia Brasileira de Odontologia, título conquistado em 2022. O dentista Izequias Souza Franca recebeu indicação de Melhor Dentista do Bem 2021 pela ONG Turma do Bem. E todos os cirurgiões-dentistas e auxiliares de Saúde Bucal do HGL são agraciados com o título de Honra ao Mérito pelos serviços prestados no hospital.