Defesa Civil alerta para acumulados de chuvas de mais de 100 milímetros para os próximos três dias

Linhares tem alerta vigente de risco hidrológico alto emitido pelo Cemaden

A Defesa Civil Linhares emite comunicado para a previsão meteorológica dos próximos dias, que tem alerta vigente de risco hidrológico alto emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O boletim divulgado chama atenção para a possibilidade de ocorrência de inundação de canais de drenagem e igarapés tributários.

A previsão meteorológica para os próximos três dias (23, 24 e 25) indica chuva fraca a moderada, mas com um acumulado previsto superior a 100mm em 72h.

De acordo com o documento, a probabilidade de ocorrência do desastre é alta, assim como seu impacto potencial para a população.

Situação do Rio Doce

O nível do rio Doce encontra-se em 3,32 metros, abaixo da cota de inundação que é 3,45 metros, mas em decorrência do acumulado pode subir.

Plantão 24h

As equipes da Defesa Civil Municipal encontram-se em esquema especial de plantão 24 horas, e têm vistoriado as áreas de risco que podem apresentar pontos de alagamento, deslizamento de barreiras, escorregamento de terra, entre outros.

Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com a Defesa Civil através dos telefones (27) 99983 5661 (Plantão 24 horas) e 3372 1829 (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Linhares) ou através da Guarda Civil Municipal, no 153.

O atendimento da Defesa Civil é voltado, principalmente, às famílias em situação de risco devido à possível ocorrência de desastres ambientais. Em situações de emergência ou calamidade, o órgão atua na retirada das pessoas da área atingida, proporcionando-lhes segurança e assistência necessária.