Linhares oferece mais 600 castrações gratuitas; pré inscrições estão abertas

A Prefeitura de Linhares está com inscrições abertas para castrações oferecidas pelo programa permanente para o controle populacional de cães e gatos. Estão disponíveis 600 vagas para castrações gratuitas de cães e gatos.

O programa foi lançado em maio de 2021 pelo município para estimular o controle de natalidade – reduzindo o número de animais errantes e em situação de abandono na cidade – e compreende a esterilização cirúrgica, com direito à exames laboratoriais pré-operatórios para auxiliar a avaliação clínica e medicamentos utilizados após o procedimento.  O programa é coordenado pelo Departamento de Bem-estar Animal, que é vinculado à secretaria municipal de Meio Ambiente. 

O programa já beneficiou mais de mil animais por meio da castração gratuita. As inscrições de pré-cadastro para esterilização gratuita de cães e gatos para o próximo lote já está disponível e devem ser realizadas no endereço eletrônico: https://linhares.es.gov.br/departamento-de-bem-estar-animal/, no qual os cidadãos também devem acompanhar a solicitação.

O cadastro é individual e deve conter informações básicas sobre o tutor e sobre o animal a ser submetido aos procedimentos contemplados pela iniciativa.

Para que os animais sejam atendidos, é necessário que alguns requisitos sejam cumpridos:

  • Os tutor/responsável deve residir em Linhares/ES;
  • Os animais devem ter idade mínima de 5 (cinco) meses e máxima de 7 (sete) anos;
  • Possuir carteira de vacinação e estar com a vacina antirrábica e a vermifugação em dia (nos últimos 12 meses);
  • Isentos de pulgas e carrapatos;
  • Estejam em condição física aparentemente satisfatória;
  • Estar ciente de que sendo aprovado, a responsabilidade no transporte do animal – do local de moradia até a clínica – é do tutor/responsável, seja para a realização de exames, procedimento cirúrgico e retirada de pontos.

As solicitações das castrações são atendidas seguindo uma ordem de prioridade:

  • Famílias incluídas em Programas Sociais, a exemplo do Programa Bolsa Família (PBF), do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do INCLUIR – Programa Capixaba de Redução da Pobreza, dentre outros;
  • Tutores que tenham acima de 2 (dois) ou mais animais da mesma espécie e sexo diferente, a fim de evitar a procriação entre eles;
  • Animais que estiverem sob o amparo de ONG’s/Associações/Grupos de Proteção e/ou indicados por estas e que, comprovadamente, não disponham de recursos para atender às necessidades dos animais necessitando amparo desta Municipalidade;
  • Serão também escolhidos os animais (cães/gatos) errantes encontrados na via pública do município de Linhares/ES