Mais de 112 animais silvestres foram resgatados pela Prefeitura em 2022

Dos 112 animais resgatados, 96 foram encaminhados ao Projeto Cereias

O Departamento de Fiscalização Ambiental, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), resgatou 112 animais silvestres mantidos em cativeiro, durante todo o ano passado, no município de Linhares.

Desse total, 96 animais, com algum tipo de lesão ou ferimento, foram encaminhados ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (CEREIAS), em Aracruz. As espécies sadias, que não apresentaram quaisquer lesões, foram devolvidas ao seu habitat natural ou soltas na Flona de Goytacazes, em Linhares.

Os animais são resgatados durante as ações de fiscalização, mediante entrega voluntária ou quando são identificados em vias sem cuidados por cidadãos que fazem contato com a Semam para realizar a coleta dos animais. “Grande parte dos animais resgatados sofreram alguma lesão por acabarem circulando na área urbana do município e foram resgatados por algum cidadão. Sempre contamos com o apoio da população que ao encontrar algum animal ferido ou perdido entram em contato com a Secretaria para nos informar.”, afirma a Diretora de Fiscalização Ambiental, Jamara Silva.

Manter animais silvestres para comércio ou domesticação é crime passivo de multa que varia de R$500,00 a R$5.000,00 por animal apreendido. Além disso, os responsáveis podem responder por infrações ambientais de acordo com a Lei Municipal nº 3908/2019.

Entre os animais resgatados no ano passado pela Fiscalização ambiental estão maritacas e papagaios, gambás e aves aquáticas como o frango d’água.

Entrega voluntária

Os moradores de Linhares, que criam animais silvestres sem autorização legal, podem realizar a entrega voluntária das espécies na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Avenida Rufino de Carvalho, nº 1.200, Centro, ou solicitar o seu recolhimento pelo telefone (27) 3372 2067, no horário das 8 às 16 horas.

As denúncias também podem ser realizadas através do telefone 3372 2067 ou online no link https://linhares.sislam.com.br/solicita_denuncia_fiscalizacaos/new_externo