Equipes da Defesa Civil Municipal e Notaer resgatam família ilhada na região de Areal

No início da tarde desta quinta-feira (12), a equipe da Defesa Civil Municipal, em parceria com o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer), e o Corpo de Bombeiros, atuou no resgate de uma família ilhada na localidade de Areal, no distrito da Vila de Regência, no litoral de Linhares, devido à cheia do Rio Doce. Na ocasião, um idoso estava acamado foi encaminhado para um hospital do município para dar continuidade a um tratamento de saúde.


Já os outros três membros da família (dois adultos e um bebê de seis meses) foram encaminhados para a casa de familiares.


Até o momento, se encontram assistidas na Casa de Acolhida, pelas equipes da Secretaria de Assistência Social de Linhares, um total de oito famílias, sendo nove adultos e três crianças. Outras duas famílias preferiram se deslocar e se encontram abrigadas em casa de parentes. Assim que a Defesa Civil autorizar, as famílias já começam a retornar para suas residências.


De acordo com a Defesa Civil Municipal, nesta quinta-feira (12), o nível do Rio Doce recuou para 4,97 metros, 1,52 metros acima da cota de inundação que é de 3,45 metros. A previsão é de que o nível do rio continue se estabilizando nos próximos dias, conforme boletim do órgão.


Plantão 24 horas


A Defesa Civil Municipal de Linhares mantém um esquema de plantão 24 horas para atendimento a ocorrências, envolvendo casos de inundações; monitora toda a evolução no nível do Rio Doce, além de acompanhar os boletins meteorológicos emitidos pelos órgãos climáticos.


Em situações de emergência ou calamidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas, no telefone (27) 98115 0511. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiro.