Temporada de caminhada de tartarugas marinhas começa neste sábado (7) nas praias de Regência e Povoação

A ação vai acontecer todos os sábados do mês de janeiro, sempre a partir das 17h30min


Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, principalmente nos locais onde as tartarugas marinhas se reproduzem, as equipes da Fundação Projeto Tamar vão iniciar neste sábado (7), a temporada de abertura dos ninhos com caminhada de filhotes do réptil nas praias de Regência e Povoação.

A caminhada de filhotes de tartarugas marinhas nas praias de Regência e Povoação irá acontecer todos os sábados do mês de janeiro, sempre a partir das 17h30min. Crédito fotos: Felipe Reis.


Conforme a programação, as atividades irão acontecer todos os sábados do mês de janeiro nos respectivos balneários, sempre a partir das 17h30min. Em Povoação, o ponto da caminhada será em frente a cabana do balneário. Já em Regência, a ação acontecerá em frente a praia da principal avenida da Vila.


A atividade é uma atração à parte para as famílias e, principalmente, para as crianças que curtem os balneários nesta estação do ano, e é sempre realizada na fase reprodutiva, que ocorre entre os meses de novembro a março, enquanto as tartarugas reabilitadas são entregues ao habitat natural durante todo o ano.


“A ação visa despertar nas pessoas sobre a importância de preservar os pontos onde as tartarugas se reproduzem, para que as espécies tenham condições de continuar se reproduzindo em nosso litoral e evitar que os animais entrem em extinção na região. Além disto, as atividades promovem momentos de lazer e diversão entre as famílias que forem o curtir o verão em Regência e Povoação”, destacou o biólogo executivo da Fundação Projeto Tamar, Alexsander Leandro da Silva.


A caminhada de tartarugas marinhas é realizada pelo Projeto Tamar, que contribui para a recuperação de cinco espécies de tartarugas: tartaruga-oliva, tartaruga-de-pente, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-chelonia-mydas ( tartaruga verde) e tartaruga-de-couro. O litoral de Linhares é berçário das tartarugas da espécie cabeçuda (Caretta caretta).