Prefeitura entrega diplomas para 70 formandos de cinco cursos do PIQ

Na noite desta quinta-feira (15), a Prefeitura de Linhares realizou a formatura de 70 alunos de mais cinco cursos do Programa Integrado de Qualificação (PIQ), ofertado pela secretaria municipal de Assistência Social. Eles receberam os diplomas com habilitação em Mecânico de Máquinas Industriais, Preparador e Regulador de Máquinas Injetoras de Plástico, Refrigeração Básica, Confeccionador de Lingerie e Programador de Sistemas. A cerimônia foi realizada no Auditório Paulo Joaquim do Nascimento, na sede do Sistema Findes, no bairro Aviso.

Desde sua primeira edição, o PIQ garantiu a qualificação de 5.884 linharenses. Fotos: Kevyn Fracalossi.


Ao longo deste ano, foram distribuídas 2.145 vagas em 37 cursos, em parceria com o Sesi/Senai/Senac com investimentos de quase R$ 2 milhões com recursos próprios da Prefeitura de Linhares. Desde sua primeira edição, o PIQ garantiu a qualificação de 5.884 linharenses.


Pedro Guilherme Da Ré que foi um dos formando do curso de Refrigeração Básica destacou a importância do PIQ na vida dos linharenses. “O PIQ é uma grande oportunidade para muitos linharenses que não tem condições de pagar um curso de qualificação. Estou muito feliz em ter conseguido chegar até aqui com sucesso, porque é um aprendizado a mais que eu vou carregar para sempre na minha vida e estou pronto para exercer a profissão com responsabilidade. Além disto, o PIQ é fundamental para criar novos empreendedores no município”, afirmou o morador do bairro Interlagos.


Quem também ficou muito feliz ao receber o diploma foi Francisco Vieira da Silva, do bairro Araçá, que concluiu o curso de Preparador e Regulador de Máquinas Injetoras de Plástico. “Programas como o PIQ só vem para contribuir com a formação de novos profissionais nesta cidade que não para de chegar indústrias à níveis nacionais e internacionais. Agora, é colocar em prática tudo o que eu aprendi no curso e espero crescer profissionalmente”, comentou.


“Foi uma noite de muita alegria e gratidão para os novos formandos. O objetivo do PIQ é muito maior do que oferecer cursos gratuitos. Trata-se de um programa que visa oportunizar a qualificação profissional e aproximar a pessoa do mundo do trabalho, e consequentemente transformar sua história de vida”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim.