Escola do Pontal faz exposição de produtos confeccionados durante Programa Jovens Empreendedores Primeiro Passos

Despertar o empreendedorismo entre os estudantes com foco na sustentabilidade foi a proposta da Emef Manoel Martins, no balneário de Pontal do Ipiranga, ao desenvolver, em parceria com o Sebrae, o Programa Jovens Empreendedores Primeiro Passos (JEPP). No dia do encerramento, os alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos fizeram uma exposição dos produtos confeccionados durante as atividades, com visitação das demais turmas da escola.


Entre os materiais expostos, confeccionados pelos alunos, estavam: plaquinhas, sousplat, porta treco, cartões de Natal, jarros, luminárias e telas de quadro.
Ao longo de 15 encontros, realizados durante o terceiro trimestre, e estruturados com base no material fornecido pelo Sebrae, os alunos vivenciaram atividades lúdicas, aprenderam conceitos, observaram a importância do planejamento, além de, em grupo, trilharem os passos necessários para o início de uma atividade comercial.


A diretora Sandra Maria Bortoloti Martinez pontuou que as experiências adquiridas e a prática laboral permitirão que os alunos, se assim desejarem, deem passos mais sólidos no âmbito da atividade empreendedora num futuro próximo.


“Outro aspecto relevante nessa jornada empreendedora foi justamente a temática sustentável: por meio da ‘ecopapelaria’ e do ‘artesanato’ nossos discentes perceberam a importância de um olhar ecológico até mesmo para fins lucrativos. Na última etapa do JEPP, após a confecção dos produtos, os grupos realizaram a valoração dos itens com observância das margens de despesas e lucros, temas essenciais num plano de negócios”, concluiu a diretora.


Estiveram prestigiando a exposição a secretária de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, e do agente territorial do Sebrae, Caio Ferraz, e a comunidade de Pontal do Ipiranga.