Saúde: faltas em exames de mamografias prejudicam atendimento na rede municipal de saúde de Linhares

Somente no mês de outubro, 53 pacientes não compareceram à clínica credenciada pelo Município para realizar o exame

De janeiro até novembro deste ano, 350 mulheres tiveram o exame agendado mas não compareceram para realizá-lo, o que representa, em média, taxa de abstenção de 10%/mês. Foto: Secom/Prefeitura de Linhares.

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde (Semu), alerta que o número de pessoas faltosas em exames de mamografia está prejudicando o atendimento na rede pública municipal. Segundo o último relatório emitido pela Pasta, no período comente no mês de outubro, das 300 mamografias marcadas por meio das Unidades de Saúde, 247 foram confirmadas, apresentando 18% de abstenção. Ou seja, 53 pacientes não compareceram para realizar o exame.

A realidade do número de faltas também ocorre neste mês de novembro. Para se ter uma ideia, no último sábado (19), das 35 pacientes agendadas para fazer o exame pela manhã, apenas 24 compareceram, o que representa 32% de abstenção. Ou seja, 11 pacientes não estiverem na clínica credenciada para realizar o exame.

Vale destacar que o Município de Linhares não possui demanda reprimida deste exame, mas a ausência nas marcações retira o acesso de outras pacientes que sejam referenciadas pelas unidades de saúde. De janeiro até novembro deste ano, 350 mulheres tiveram o exame agendado mas não compareceram para realizá-lo, o que representa, em média, taxa de abstenção de 10%/mês.

De acordo com o secretário de Saúde de Linhares, Saulo Rodrigues Meirelles, o número de faltas compromete a prestação do serviço na rede e prejudica o acesso de mulheres à espera do procedimento.

“A taxa de pacientes que não comparece às marcações gera prejuízo aos atendimentos, isso compromete tempo e investimentos do serviço público, além de retirar o acesso de mulheres que estão à espera do exame de mamografia. Devido à pandemia muitas mulheres não fizeram o procedimento e com a intensificação da campanha “Outubro Rosa” estamos ampliando a oferta de vagas, mas precisamos que as pacientes compareçam aos exames”, disse.

O secretário de Saúde ressalta que as equipes fazem contato com as pacientes por telefone sendo importante o comparecimento na data do exame agendado. Em caso de dúvidas, as mulheres podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa.

Acesso aos exames

Para ter acesso ao exame de mamografia e a outros procedimentos de prevenção ao câncer ginecológico, as mulheres devem procurar qualquer uma das 35 Unidades de Saúde (UBS) do Município ou a Casa Rosa, localizada no bairro Shell.