Prefeitura vai promover 1ª Corrida pelo fim da violência contra as mulheres em Linhares

Com o objetivo de conscientizar, combater, mobilizar e chamar a atenção da população sobre o crime de feminicídio e outras formas de violência de gênero, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Linhares, vai promover no próximo dia 10 de dezembro, a 1ª Corrida da Família que terá como tema “Pela Paz e Fim da Violência Contra as Mulheres”.

A corrida será realizada no próximo dia 10 de dezembro com concentração no Complexo de Esporte e Lazer do bairro Três Barras. Foto: Felipe Reis.

Os interessados em participar da corrida deverão realizar a inscrição exclusivamente pela internet por meio do link: https://forms.gle/KMYsjYaPiEM6HrBX7, ou num dos sete Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), até o dia 2 de dezembro. As inscrições são gratuitas e serão feitas por equipe formada em famílias.

A concentração será às 7 horas no Complexo de Esporte e Lazer do bairro Três Barras. De lá, os participantes irão percorrer pela Avenida Genésio Durão, seguindo em direção à Rua Garcia Durão, passando pela Avenida José Palmeira até chegarem novamente no complexo. A corrida terá um percurso de 2 quilômetros.

Todo o trajeto da prova deverá ser percorrido em conjunto pelos membros da família, ou seja, devem largar e chegar juntos.

Para a segurança dos participantes, haverá um serviço de apoio médico com ambulância para prestar atendimento emergencial das famílias, além de apoio de monitores para a orientação dos mesmos. Ao final da corrida, todos receberão medalhas de participação.

De acordo com a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à mulher em Linhares, Dra. Silvana Soeiro, anualmente, cerca de 1.500 mulheres sofrem algum tipo de violência em Linhares.

“Nosso maior objetivo é conscientizar a todos sobre um assunto tão importante para a sociedade, e, juntamente, proporcionar um ganho de saúde e bem estar a todos os participantes do evento. Queremos que não somente os atletas participem, mas também as famílias, para que possamos compartilhar sobre a violência contra a mulher, que, muitas vezes, não é debatido em nossa sociedade”, destacou.

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, reforça que durante todo ano várias ações são promovidas com o objetivo de enfrentar a violência contra a mulher. E neste Novembro Azul, nossas equipes estão realizando rodas de conversa com os homens, porque todos devem participar da luta contra a violência de gênero.

“A corrida vem para fortalecer nossas ações de combate à violência contra as mulheres no município. Além disso, a iniciativa colabora para divulgar a nossa rede de atendimento a mulher e enfrentamento à violência doméstica, além mostrar para a população que nossas equipes trabalham incansavelmente para acabar com essas práticas em Linhares”, reforçou a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim.