‘Linhares, Cidade de Leitores’: livros continuam sendo entregues em escolas da rede municipal de ensino

Com o objetivo de fortalecer o direito à leitura e o acesso ao livro nas escolas da rede pública municipal, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Educação (Seme), continua a entrega dos 200 mil livros que integrarão, no ano letivo de 2023, o programa ‘Linhares, Cidade de Leitores’. O projeto contemplará todas as escolas da rede pública municipal, dos bairros e do interior, que terão bibliotecas com novos acervos, mais interativos e acessíveis.

Com o programa ‘Linhares, Cidade de Leitores’, as escolas e os estudantes terão o próprio acervo de obras literárias, um estímulo à prática da leitura com significado e fluência, que é uma das bases para o sucesso escolar, além de fomentar a qualidade da educação em todas as etapas, promover a melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, e instrumentalizar os alunos para um futuro mais seguro e exitoso.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, essa é mais uma ação importante, que se soma às demais estratégias que o Município vem desenvolvendo para estimular a leitura.

“Temos um cuidado todo especial com essa questão do livro e da leitura. Estamos abastecendo os espaços escolares, com um vasto material pedagógico e literário para que todos possam embarcar no mundo maravilhoso dos livros”, disse.

A diretora do Ceim Alegria do Saber, do bairro Santa Cruz, Renedir de Souza Rozário, informou que os livros estão expostos na escola nesta quinta-feira (17/11) para que a comunidade, alunos e familiares conheçam os exemplares que chegaram à unidade de ensino.

“A equipe está muito feliz e animada para utilizar os livros. Os professores estão empolgados, porque muitos livros eles já conheciam e não tinham acesso na rede. Agradeço a preocupação da Secretaria Municipal de Educação em nos ofertar esses exemplares que muito contribuirá no aprendizado das nossas crianças”, disse a diretora.

“A Prefeitura de Linhares vem fortalecendo as políticas públicas de educação e permitindo o acesso ao livro literário, que é direito de todos os cidadãos. Isso significa possibilitar que o conhecimento produzido por toda a humanidade ao longo dos séculos circule entre todos e traga novas reflexões sobre o mundo, sobre a nossa forma de estar nele e de como lidamos com os problemas contemporâneas”, disse o prefeito Bruno Marianelli.