Saúde na feira: Naps realiza ação em alusão do Dia Mundial do Diabetes na feira do BNH nesta sexta (11)

Os serviços serão oferecidos para os frequentadores e para os feirantes. Foto: Secom/Felipe Reis.

Na próxima segunda-feira (14), é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. A doença, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, atinge quase 7% da população brasileira, mais de 13 milhões de pessoas. O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome do metabolismo, de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, o que ocasiona altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Para marcar a data, o Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (Naps), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, vai ofertar na próxima sexta-feira, dia 11, vários serviços gratuitos de saúde na feira livre realizada no bairro Novo Horizonte, nas imediações do Parque de Exposições. O ônibus do Naps estará a disposição dos frequentadores do espaço das 7h30min às 10h30min.

No local, serão ofertados os serviços de aferição de pressão arterial e verificação de glicemia capilar, testes rápidos para detecção de IST’s, distribuição de panfletos educativos e de insumos (preservativos masculino e feminino, gel lubrificante) além de orientações nutricionais com a presença de uma nutricionista.

“Estamos levando a mobilização para a feira com o objetivo de falar com o maior número de pessoas. É um momento de sensibilização da população em relação a prevenção e cuidados com o diabetes. Hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada são fundamentais na prevenção da doença”, orientou a diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti.


Serviço

A Secretaria de Saúde de Linhares (Semus) oferta à população, nas 35 unidades de saúde dos bairros e do interior, serviços de prevenção ao diabetes, inclusive com os testes gratuitos de glicemia.

Além disso, também promove ações de educação em saúde, disponibiliza medicamentos e insumos para o automonitoramento conforme estabelecido pelos órgãos competentes.