Ano letivo 2023: Prefeitura promoverá democratização da leitura com programa ‘Linhares Cidade de Leitores’

Os livros começaram a ser entregues hoje nas escolas dos bairros e do interior de Linhares. Programa visa incentivar a leitura entre os estudnates das escolas públicas municipais de Linhares. Fotos: Secom/Felipe Reis

Aproximar a literatura da comunidade escolar é um dos principais objetivos do programa ‘Linhares, Cidade de Leitores, criado pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Educação, que busca potencializar as ações de leitura e, desta forma, auxiliar na formação de estudantes leitores.

O programa será implantado no início do ano letivo de 2023, e para isto, os 200 mil livros que serão entregues às bibliotecas de todas as unidades de ensino municipal chegaram a Linhares nesta segunda-feira (7) e já começaram a ser entregues nas escolas localizadas nos bairros e no interior.

Com o programa ‘Linhares, Cidade de Leitores’, as escolas e os estudantes terão o próprio acervo de obras literárias, um estímulo à prática da leitura com significado e fluência, que é uma das bases para o sucesso escolar, além de fomentar a qualidade da educação em todas as etapas, promover a melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, e instrumentalizar os alunos para um futuro mais seguro e exitoso.

“É inegável a importância da leitura para a formação de pessoas, para a educação, seja ela formal ou informal. Muito mais do que contribuir para a ampliação do conhecimento de mundo, formar conceitos, elaborar e reelaborar opiniões sobre fatos, situações e contextos, a leitura enriquece o vocabulário de quem lê, constrói pontes entre conhecimentos obtidos em diferentes fontes, amplia a capacidade de argumentação”, destaca a secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli.