Saúde: farmácias das unidades de Planalto e Bebedouro funcionam aos sábados, domingos e feriados para atender a população

Além disto, a Farmácia Básica Municipal localizada no centro da cidade, também funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 18 horas e aos sábados das 7 ás 13 horas; e a do Pronto-atendimento do HGL funciona 24h todos os dias da semana

Ao todo o município conta com 29 farmácias municipais. Por mês, elas atendem mais de 30 mil receitas via rede básica de saúde municipal, o que representa atendimento ágil às necessidades médicas das comunidades. Fotos: Secom/Felipe Reis.

Para aproximar a Assistência Farmacêutica da população e para que ela não fique desassistida do acesso aos medicamentos básicos, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abre as farmácias das unidades de saúde do bairro Planalto e do distrito de Bebedouro, aos sábados, domingos e feriados, sempre das 7 às 19 horas.

Além do horário especial nas duas unidades de saúde, a Prefeitura mantêm o funcionamento da Farmácia do Pronto Atendimento (PA) do Hospital Geral de Linhares (HGL) que funciona 24 horas, de domingo a domingo, para atender aos pacientes que são atendidos na unidade hospitalar.

Ao todo o município conta com 29 farmácias municipais. Por mês, elas atendem mais de 30 mil receitas via rede básica de saúde municipal, o que representa atendimento ágil às necessidades médicas das comunidades.

Além disto, a Assistência Farmacêutica do município de Linhares é referência para os demais municípios do Estado. Na Farmácia Básica Municipal, por exemplo, a população têm acesso a mais de 150 itens de medicamentos e insumos disponíveis para a população.

Entre os remédios disponibilizados aos cidadãos estão: antibióticos, medicamentos anti-hipertensivos, antidiabéticos, medicamentos de saúde mental e antialérgicos e insulinas.

Na Farmácia Básica Municipal, ainda são oferecidos para a população aparelhos de glicemia e tiras de detecção de glicose, bem como as lancetas estéreis e seringas. Tudo fornecido de forma gratuita, mediante cumprimento de protocolo de acordo com a Portaria 2.583/2007, do Ministério da Saúde.

Todas as farmácias básicas do Município contam com a presença de profissional farmacêutico em todo período de funcionamento, para orientar à população quanto ao uso correto e racional dos medicamentos.