5ª edição do Preci promove cidadania e resistência às drogas para mais de 1 mil alunos da rede municipal

Desde sua primeira edição, o programa já formou mais de 3,8 mil estudantes da rede municipal de ensino em Linhares

Carlos Henrique Oliveira dos Santos, de 10 anos, está entre os mais de 1 mil estudantes dos 5º e 6º anos de 10 escolas da rede municipal de ensino de Linhares contemplados pelas aulas do Programa de Resistência e Cidadania (Preci) neste segundo semestre de 2022. Carlos que é um dos alunos do 5º ano D da Emef Zeferino Batista Firot, no bairro Santa Cruz, está muito satisfeito com o programa e destaca que a iniciativa é muito importante para formar cidadãos responsáveis dentro da sociedade e contribui para ensinar atitudes que ajudam manter a cidade limpa e preservada.

Carlos Henrique Oliveira dos Santos – aluno do 5º ano D da Emef Zeferino Batista Firot. Fotos: Kevyn Fracalossi.

“Estou muito feliz com a oportunidade de participar das aulas do Preci. É um tipo de programa que só quer o bem dos seus participantes e familiares. Por meio das aulas aprendemos várias coisas boas que nos ajudam a ficar longe das drogas e que também nos ensinam a respeitar nossos colegas e professores. Além disso, a iniciativa é fundamental para ensinar desde cedo a cuidar da nossa cidade e agir com responsabilidade no trânsito”, contou Carlos.

Já Nicolly Feliciano Batista, de 10 anos, pontua que o Preci ajuda a mudar a vida dos alunos que não querem nada com nada na escola. “Antes do Preci, muitos dos meus colegas não gostavam de fazer atividades e agora o comportamento é outro em sala de aula. Todos estão empenhados em fazer os trabalhos em grupo e tirar notas boas para passar de ano. Parabéns a Prefeitura por este programa que só quer um futuro melhor para os seus participantes”, disse a aluna do 5º ano C. 

Nicolly Feliciano Batista – aluna do 5º ano C da Emef Zeferino Batista Firot.

De acordo com a coordenadora do Preci, Jaciane Légora, desde sua primeira edição, o programa já formou 3,8 mil estudantes no município. “A cada edição do Preci é muito especial para todos nós. Além de continuar promovendo cidadania, inclusão e educação entre os participantes, nosso objetivo principal é contribuir com a política municipal de prevenção às drogas, levando informações de vida para os alunos da nossa rede municipal de ensino, visando minimizar os impactos e danos causados pelo uso e abuso de substâncias químicas”, reforçou a coordenadora.

Preci

Os encontros do Preci são marcados por aulas teóricas e práticas, além de tarefas em casa, com o apoio das famílias, e uma redação final para que possam expressar de forma escrita sobre suas experiências e sobre o aprendizado adquirido junto ao Programa. Também são ministradas palestras por especialistas, tanto para os alunos como para os familiares durante todo o período do curso. O Preci é regido por agentes da Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito.

No segundo semestre de 2022, as aulas do Preci vão atender mais de 1 mil alunos  dos 5º e 6º anos de 10 escolas da rede municipal de ensino de Linhares. São elas: EMEF’s Jerônimo Monteiro (BNH); Talma Drumond Pestana (Palmital); Dinorah Almeida Rodrigues (São José); Prefeito Roberto Calmon (Aviso); José Modeneze (Canivete); Zeferino Batista Fiorot (Santa Cruz); Caboclo Bernardo (Planalto); Maria Souza Matias (Movelar); Adelson Del Santo (Nova Esperança), além da EMPEF Vila Betânia.

O Preci é promovido pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

Confira abaixo o dia em que cada escola vai receber as equipes do Preci neste segundo semestre: