Centro: trecho da avenida Augusto Calmon será interditado para obras de macrodrenagem

A partir do próximo sábado (22), o trecho da avenida Augusto Calmon, entre as ruas Professor Jones e Professor João Francisco Calmon, no Centro, será interditado gradualmente para o tráfego de veículos automotores devido às obras de macrodrenagem, que visam acabar com os problemas recorrentes de alagamento na região central, no período chuvoso. A previsão é que os trabalhos, neste trecho, sejam concluídos no dia 30 desse mês.

Pelos próximos 10 dias, o referido trecho da avenida Augusto Calmon estará aberto apenas para a circulação de moradores locais e clientes do comércio da região. Carros e motos não poderão ser estacionados no local – o mesmo vale para os veículos das residências próximas, que devem permanecer nas garagens ou estacionados em vias adjacentes.

Durante o período de interdição da via, agentes da Guarda Civil Municipal e do Departamento de Trânsito orientarão os motoristas quanto ao tráfego na região. Além disso, as equipes de trabalho distribuirão panfletos com orientações aos comerciantes, pedestres e moradores do Centro.

Conforme a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, o cronograma poderá sofrer alteração devido às condições climáticas.

Os cidadãos que desejarem conhecer detalhes das obras ou tirar dúvidas, poderão fazê-lo através dos telefones (27) 3372-2117 e 98132-1297 (Semob) e (27) 99686-4983 (Construtora Vale do Ouro) ou e-mail: semob@linhares.com.br/ linhares@construtoravaledoouro.com.br.

Fim dos alagamentos

A macrodrenagem prevista busca principalmente evitar futuros alagamentos na região central da cidade. Conforme o projeto, estão previstos bueiros tubulares ao longo das vias e, na Rua Comendador Rafael e adjacentes, foram projetadas galerias celulares para poder suportar toda drenagem para posterior lançamento no Rio Doce.

A nova rede de drenagem prevê ainda a construção de túnel bala pelo método não destrutivo com extensão de 316 metros, 5.186 metros lineares de redes tubulares e 178 metros lineares de galerias. Ao todo, a bacia de contribuição soma mais de 350.000m² de área.

Todo o projeto será executado por etapas a fim de evitar transtornos aos moradores e, especialmente, ao comércio local. Para as obras foram investidos R$ 30 milhões com recursos próprios da Prefeitura de Linhares, e o prazo de conclusão é de 36 meses.