Três projetos da Prefeitura de Linhares conquistam o Prêmio Biguá de Sustentabilidade

O “Projeto Comunidade Consciente”, da Emef Antonio Fernandes de Almeida, no bairro Interlagos, conquistou o primeiro lugar na categoria Escola Ensino Fundamental e Médio, e o “Programa de Revitalização da Cultura do Cacau”, da Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares venceu na categoria Poder Público do Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2022, promovido pela Rede Gazeta. A Emef Professora Efigênia Sizenando, do Córrego Farias, garantiu o segundo lugar na Categoria Escola Ensino Fundamental e Médio com o “Projeto sem abelha, sem alimento”. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira (19/11).

O projeto da Emef Antonio Fernandes de Almeida, desenvolvido pelas professoras Janícia Braga Narciso e Rosimere Scarpat, consiste em transformar o lixo orgânico proveniente da merenda escolar em produto orgânico (uma espécie de chorume) utilizado em hortas e plantas, e o óleo de cozinha usado, na fabricação de sabão líquido e em pasta. A ideia surgiu para conscientizar alunos e comunidade escolar a respeito do impacto causado na natureza, por meio do descarte incorreto do lixo.

Na escola, casca de ovos, verduras, legumes, frutas e borra de café, por exemplo, são depositados nas composteiras, uma espécie de vasilhames próprios para o depósito do material orgânico que ao longo dos dias libera um líquido escuro durante sua fase de decomposição, originando o chamado Chorume, que é um produto muito utilizado em plantas e hortas.

A diretora Eliana Francisca dos Santos comentou que a comunidade escolar está muito feliz pelo reconhecimento do projeto com mais uma premiação, haja visto que a escola foi vencedora na edição passada com o projeto “Seja consciente, reaproveite e salve o meio ambiente”, da professora Mayra Müller Espíndula.

“A comunidade escolar está muito feliz com esse título. A educação ambiental faz parte do nosso currículo, pois reconhecemos que trabalhar a sustentabilidade é uma forma de salvar o meio ambiente e o futuro dos nossos alunos. Agora, iniciaremos uma parceria com uma participante do projeto que será nossa representante para venda dos produtos na comunidade e, em parceria com a barraca que vende plantas na feira, também comercializamos o nosso produto aos sábados e domingos”, comentou a diretora.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, esteve presente na premiação e comentou sobre a importância de ações e atitudes sustentáveis.

“Ações sustentáveis são essenciais para a preservação do meio ambiente e, muitas delas, podem começar dentro da nossa casa e na escola, a exemplo do projeto idealizado pela unidade de ensino do Interlagos. Nossas atitudes hoje vão refletir no futuro, por isso, é muito importante que a gestão pública esteja conectada a ações que promovam a sustentabilidade e esteja empenhada em tornar uma cidade mais verde e sustentável para todos”, disse o prefeito.

Programa de Revitalização da Cultura do Cacau de Linhares

O Programa de Revitalização da Cultura Cacaueira em Linhares, vencedor na categoria Poder Público, foi criado em 2017 para fomentar a revitalização da lavoura cacaueira que passou por períodos difíceis com a devastação dos plantios pela doença vassoura de bruxa, e potencializar a cadeia produtiva, conforme explicou o secretário de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares, Franco Fiorot.

“Em 2018 iniciamos a execução das ações do programa com a distribuição de mudas subsidiadas para renovação das lavouras de cacau na região do baixo rio Doce, na cabruca, aquela situada em áreas de sistemas agroflorestais, com foco na elevação da produtividade. Com assistência técnica e gerencial também incentivamos à qualidade, a exemplo também da realização dos concursos que estamos agora na sexta edição. Todas essas ações desenvolvidas com o comprometimento da equipe e abraçadas pelos produtores, e com a parcerias de instituições como a Ceplac, o Senar, o Incaper, Sebrae, Acau, dentre outros, temos contribuído para a renovação da lavoura e retomada sua produtividade, pensando em resultados de médio e longo prazos”, explicou o secretário de agricultura.

O Prêmio Biguá de Sustentabilidade, da TV Gazeta, visa reconhecer boas ideias e incentivar ações de cuidado com o meio ambiente.

“Projeto sem abelha, sem alimento”

O projeto da Emef Professora Efigênia Sizenando, que conquistou o segundo lugar na categoria Escola Ensino Fundamental, é desenvolvido com as turmas do 1º ano. Primeiro, os alunos receberam orientação técnica da professora Jânia Vieira da Silva Soprani e do Incaper sobre a importância das abelhas para o meio ambiente. Depois, os alunos confeccionaram caixas para criação da abelha jataí que não possui ferrão e que estão armazenadas na escola.

A diretora Patrícia da Silva Pereira comentou da alegria de ter o projeto reconhecido e quais são os próximos passos.

“Agora, em parceria com a Grancafe, será realizado um curso direcionado às mães dos alunos interessadas no cultivo da abelha para gerar uma renda extra, com foco na sustentabilidade, para entender como se dá o processo. Estamos orgulhosos e as crianças muito felizes com essa premiação”, comentou a diretora.