Secretaria de Finanças presta contas na Câmara Municipal de Linhares

A prestação de contas aconteceu na manhã desta terça-feira (18), no plenário da Câmara Municipal de Linhares. Foto: Secom/Alexandre Araújo

A Comissão de Finanças, Economia, Orçamento, Fiscalização e Controle da Câmara Municipal de Linhares recebeu na manhã desta terça-feira (18) o secretário de Finanças e Planejamento, Juliano Gomes, para participar de audiência pública de prestação de contas do segundo quadrimestre de 2022. Durante o encontro, que é previsto em lei, o secretário apresentou os dados referentes aos meses de maio a agosto.

“Cuidamos do dinheiro público como fazemos em nossas casas. As despesas com pessoal e custeio estão sob controle, o que permitiu a ampliação dos investimentos municipais, no período de janeiro a agosto, em 15,9%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa é uma prioridade desta gestão, ampliar investimentos em escolas, unidades de saúde, segurança e melhorias nas vias públicas”, disse o secretário.

Em Linhares, a relação entre a receita e os gastos com a folha de pagamento está em 45% da receita corrente líquida, sem royalties. “Esse é um comprometimento que está dentro dos limites impostos pela lei de responsabilidade fiscal e mostra que atuamos com equilíbrio, pensando na sustentabilidade financeira no futuro”, afirmou.

Durante a prestação de contas, o secretário de Finanças informou que o Projeto da Lei Orçamentária Anual de 2023 deverá ser protocolados na Câmara Municipal até o final deste mês de outubro. A meta do primeiro orçamento da atual gestão é aumentar o investimento em áreas prioritárias como o social e a saúde.

Ao final, o secretário agradeceu aos servidores da Prefeitura de Linhares. “São capacitados e comprometidos. É um time de alto nível e alta performance”.

Participaram da audiência pública os vereadores Roque Chile (Presidente da Câmara), Gilson Gatti, Juarez Donatelli, Johnatan Maravilha, Roninho Passos, Juninho Buguiú, Messias Caliman, Vicentini e Therezinha Vergna.