Qualificação: programa da Prefeitura de Linhares forma nova turma de eletricistas

São 18 novos profissionais que estão aptos para atuar no mercado de trabalho; mais de 2 mil linharenses serão qualificados até o final deste ano

Para o próximo ano, em 2023, o prefeito Bruno marianelli já garantiu a continuidade do programa com investimentos de mais R$ 3 milhões na oferta de cursos. Foto: Secom/Kevin Fracalossi

Na noite desta quinta-feira (13), mais 18 linharenses saíram aptos ao mercado de trabalho após receberam diplomas de conclusão do curso eletricista que integra um dos 37 cursos ofertados pelo Programa Integrado de Qualificação (PIQ). A formatura ocorreu nas dependências do Sesi/Senai, no bairro Aviso. O PIQ é um programa de qualificação da Prefeitura de Linhares em parceria com o Sesi, Senai e Senac.

Por meio do programa, mais de 2 mil alunos serão qualificados até o final deste ano. Na primeira etapa do PIQ, em 2012, 5 mil linharenses foram capacitados ao mundo do trabalho. Para o próximo ano, em 2023, o prefeito Bruno marianelli já garantiu a continuidade do programa com investimentos de mais R$ 3 milhões na oferta de cursos.


Lançado em 2012, o programa qualifica profissionais sem ocupação no mercado em vários segmentos de mercado como mecânico de máquinas industriais, programador de sistemas, montador de móveis, mecânica automotiva básica e confecção de moda fitness, por exemplo, num total de 37 cursos.

“A partir de agora, os alunos formados podem se inscrever junto à Agência do Trabalhador para participar de processos seletivos. Passada a qualificação, chega a hora de buscar o emprego. No programa, seguimos qualificando pessoas e recuperando a dignidade das famílias. A expectativa é que tenhamos novos cursos em mais uma edição do PIQ para 2023”, acrescenta a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli Amorim.


Fernando Pinheiro foi um dos formandos e estava orgulhoso com o diploma de eletricista nas mãos. Ele já tem planos para o futuro. Vai terminar o ensino médio e logo em seguida vai tentar entrar para a faculdade. Ele renovou as esperanças com o programa. “Foi uma experiência muito boa; inclusive agora posso transmitir conhecimento a outras pessoas. Faria o curso novamente para aprender mais, evoluir e até abrir uma empresa de serviços. Me sinto renovado para sonhar com novas oportunidades”, afirma.

“Esse programa me deixa cada vez mais emocionado. A parceria entre a secretaria de Assistência Social e o Sistema Findes está descortinando o futuro de muitos linharenses. E vocês, que saem de casa para estudar e aprender, estão de parabéns. Isso engrandece muito não só a vocês, como a seus familiares. Queremos que esse programa seja a esperança na vida de vocês e que ele os coloque cada vez mais de cabeça erguida e com olhos num futuro próximo de muitas oportunidades”, disse o prefeito Bruno Marianelli.

“Em Linhares, temos carência de mão de obra. Um dos principais pontos que os empresários apontam é a falta de profissionais qualificados, e esse programa é um primeiro passo. A capacitação é essencial para darmos esse passo que vêm transformando a vida das pessoas”, afirma a coordenadora dos cursos do PIQ, Nete Souto.