Projeto Prevenir: 600 mamografias serão disponibilizadas durante evento Outubro Rosa neste sábado (15/10)

A manhã deste sábado (15/10) será dedicada à saúde da mulher linharense, com foco na conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. No evento, intitulado “Projeto Prevenir”, as mulheres participantes farão um cadastro para realização posterior de 600 mamografias, uma parceria da Secretaria de Saúde de Linhares e o Sicoob Leste Capixaba. A programação acontecerá na quadra poliesportiva do bairro Conceição, a partir das 7h30, com diversas ações e serviços direcionados às mulheres.

Após cadastro, a equipe de saúde da Casa Rosa fará uma avaliação e triagem das mulhres inscritas, haja visto que as mesmas precisarão preencher os requisitos previamente estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a realização do exame. A equipe entrará em contato com as mulheres selecionadas para agendamento do exame.

Durante o evento, haverá a apresentação cultural e palestra com a médica oncologista Raquel Quintino. Em seguida, estará acessível diversos serviços como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, realização de testes rápidos para detecção de IST’s (Sífilis, AIDS e Hepatites B e C), com a presença do ônibus da saúde, além de tenda temática da Casa Rosa, distribuição de preservativos masculinos e femininos, e a distribuição de panfletos sobre a temática.

A diretora da Casa Rosa de Linhares, Kessy Bonicenha Brunetti, informou que esta é mais uma ação que vem para reforçar os serviços prestados pelo Município, bem como consolidar parcerias que visem garantir o bem-estar e direitos dos nossos munícipes.

“Esse evento é mais uma forma de incentivar a adoção de práticas que estimulem a importância da educação da mulher para o reconhecimento dos sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama, bem como o acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde, tanto na atenção primária, quanto nos serviços de referência para investigação diagnóstica”, explicou a diretora da Casa Rosa.

1º Seminário da Saúde da Mulher

Na tarde desta sexta-feira (14), acontece o 1º Seminário da Saúde da Mulher, que tem como público-alvo a capacitação de médicos e enfermeiros que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF). O encontro acontecerá no auditório do Sicoob Leste Capixaba, no bairro Conceição, a partir das 13h30.

No evento, serão ministradas três palestras: a primeira será motivacional com o coach Marcelo Bastos Santos; a segunda, que tem como tema “Outubro Rosa”, será conduzida pelo médico Loureno Sesana, que é oncologista clínico do Hospital Santa Rita de Cássia e do Cento Capixaba de Oncologia, e pelo médico Luis Augusto Fagundes Filho, que é chefe do Serviço de Mastologia e Oncologia Ginecológica do Hospital Santa Rita de Cássia. O evento se encerra com uma palestra sobre Educação Financeira.