Formação de agentes de segurança: Guarda Civil de Linhares tem aulas práticas de tiro

As aulas acontecem num clube de tiro do Município e seguem até o dia 30 de setembro e são ministradas pela Polícia Civil. Fotos: Secom/Kevin Fracalossi.

A secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social avança na capacitação de formação dos agentes de segurança municipais para aquisição do porte institucional de arma de fogo. Nesta segunda-feira (19), a primeira turma, composta por 51 guardas municipais, avançou na aula prática de tiro de precisão, tempo e saque rápido, realizada num clube de tiro do Município.

O Curso de Capacitação em Armamento e Tiro é ministrado pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol/ES), com atividades teóricas e práticas até o próximo dia 30 de setembro.

O treinamento integra a primeira etapa para a aquisição do porte de arma institucional. Nela, 51 guardas municipais participam do curso. A qualificação tem carga horária mínima de 80h, com 400 disparos por agente.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos, acompanhou o desenvolvimento dos agentes durante a aula prática.

“O curso avança, chegando na parte prática de tiro que é a última etapa do curso de aproximadamente 500 h/aula. Estou acompanhando de perto, vendo o desempenho dos guardas municipais. Um desempenho muito bom, estão nos primeiros dias do treinamento prático, então, a tendência é que esse desempenho evolua de acordo com as instruções realizadas”, pontuou o titular, pois entendemos que a arma e um instrumento de defesa pessoal e da população e o Guarda municipal tem que estar bem treinado.

“Estamos indo além da grade curricular da Polícia Federal. Cada guarda municipal efetuará 400 disparos de pistola ponto 40. Observamos desde o início das aulas práticas uma evolução na qualidade do disparo e enquadramento ao alvo. O curso vai capacitar o guarda para atuar nas ruas de Linhares, oferecendo um melhor serviço à população”, explicou o instrutor e Policial Civil Dilson Vicente Nunes, que conduz o treinamento de tiro.

Nelsileia , guarda municipal, não escondeu a emoção de estar participando da primeira turma para aquisição do porte. “Um momento muito aguardado por todos nós. É muita emoção, vamos aproveitar o momento para aprender o possível. A arma de fogo é um instrumento de defesa que vamos ter para podermos defender a população de forma correta e nivelada”, comentou.