Linhares abre unidade de saúde do bairro Colina neste sábado (17) para vacinar contra pólio

A estratégia tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra a doença que está abaixo do esperado: apenas 33%. isto é, das 10.693 crianças que precisam ser imunizadas contra a poliomielite somente 3.766 mil foram levadas aos postos de vacinação pelos pais ou responsáveis. Fotos: Secom/Kevin Fracalossi.

A unidade, que fica localizada no antigo Hospital Talma, estará aberta das 8 às 12 horas; crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis

Para ampliar a cobertura vacinal contra a poliomielite, a Secretaria de Saúde de Linhares alerta aos papais e mamães que a Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina, está aberta neste sábado (17), das 8 da manhã às 12h, para vacinar os pequenos contra a pólio.

A estratégia tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra a doença que está abaixo do esperado: apenas 33%. isto é, das 10.693 crianças que precisam ser imunizadas contra a poliomielite somente 3.766 mil foram levadas aos postos de vacinação pelos pais ou responsáveis. Para afastar o risco de reintrodução do vírus da pólio no país e proteger as crianças contra as sequelas da doença, são necessários 95% de imunizados. 

Não é necessário agendamento para receber a vacina, já que o atendimento é por ordem de chegada, mas é preciso se dirigir até o local e apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento ou a pessoa que estiver acompanhando a criança durante a vacinação deve apresentar autorização.

Durante a semana, de segunda a sexta-feira, as vacinas estão disponíveis em todas as 31 salas de vacinação, dos bairros e do interior, das 7h30min às 16 horas. Às segundas, terças e quartas-feiras há horário estendido em três unidades básicas de saúde: Caic (Interlagos), Planalto e Bebedouro, até às 20 horas.

Caso os pais queiram aproveitar a ida à Unidade Sanitária de Linhares, estarão disponíveis vacinas contra a gripe a Covid-19.