Prefeitura de Linhares promove treinamento para servidores do HGL sobre segurança do trabalho

A capacitação sobre Segurança e Medicina no Trabalho, Biossegurança e Proteção contra Incêndio é estendida a todos os servidores do município

O treinamento vai acontecer até a próxima sexta-feira. Fotos: Secom/Kevin Fracalossi.

Começou nesta segunda (05), e segue na terça, quinta e sexta-feira, o treinamento obrigatório anual Saúde e Segurança do Trabalho oferecido pela Prefeitura de Linhares a todos os servidores do Hospital Geral de Linhares (HGL), e aberto aos demais colaboradores municipais. A capacitação este ano é sobre Segurança e Medicina no Trabalho, Biossegurança e Proteção contra Incêndio.

A ação acontece no auditório do HGL em dois horários: segunda-feira, às 13h e 19h15; terça, às 13h; quinta, às 13h; e sexta, às 13h e 19h15. O servidor pode escolher um horário apenas. O treinamento é ministrado pelo engenheiro de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Linhares, Edmar Magnago Klein.

Entre os assuntos abordados estão: tipo de riscos biológicos existentes no hospital e como preveni-lo; tipo e o uso adequado do Equipamento de Proteção Individual (EPI); acidente de trabalho com material biológico; fluxograma do procedimento, caso ocorra um acidente biológico; descarte correto dos resíduos biológicos como seringa, agulha, etc; e procedimento básico na proteção contra incêndio no uso dos extintores e rotas de fuga.

Ainda são passados conhecimentos sobre os direitos e deveres dos servidores em relação à área de segurança e medicina do trabalho, como, por exemplo, a emissão de Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), e outros.

Nesta terça, profissionais do Corpo de Bombeiros colaboraram com o treinamento. Eles fizeram demonstrações de suas ações no dia a dia em combate a incêndio e outros serviços.

“De acordo com a lei, todo servidor deve receber treinamento antes de iniciar suas atividades laborais, assim como a capacitação periódica. O funcionário devidamente treinado e capacitado presta um melhor atendimento aos pacientes”, afirma o engenheiro Edmar Magnago Klein.

No HGL, o treinamento é realizado todos os anos, em diversas datas, e está disponível a todos os servidores da prefeitura. A cada ano, são abordados vários temas envolvendo a área de segurança e medicina do trabalho, informa Edmar.

Cumprimento à lei

A capacitação é uma comprovação do exercício das atividades laborais do profissional no ano de 2022. A comprovação é usada para a emissão da sua documentação técnica, como por exemplo, Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho, (LTCAT), aposentadoria especial, solicitação e a continuidade da insalubridade, entre outros documentos emitidos pelo setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

O treinamento em saúde e segurança do trabalho é realizado em cumprimento à determinação do Ministério Público do Trabalho (Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª região) e à Lei Federal, em específico à norma regulamentadora NR 9.5.2. Ela diz: “Os empregadores deverão informar aos trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos”. Assim, o treinamento é obrigatório, e deverá ser realizado antes do início de suas atividades profissionais e periodicamente.