Aulas do Preci vão atender mais de 1 mil alunos da rede municipal neste segundo semestre

Na próxima segunda-feira, dia 5 de setembro, será iniciada a quinta etapa do Programa de Resistência e Cidadania (Preci) que vai atender mais de 1 mil alunos dos 5º e 6º anos de 10 escolas da rede municipal de ensino de Linhares. O Programa promove cidadania, inclusão e educação entre as crianças e adolescentes e já formou 3,8 mil estudantes no município. O Preci é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

Conforme a programação, as atividades terão início com os alunos das EMEF’s Jerônimo Monteiro, no bairro Novo Horizonte, Talma Drumond Pestana, no bairro Palmital, e Dinorah Almeida Rodrigues, no bairro São José. No decorrer da semana, as equipes do Preci visitarão as demais escolas contempladas com o programa, que são: Prefeito Roberto Calmon (Aviso); José Modeneze (Canivete); Zeferino Batista Fiorot (Santa Cruz); Caboclo Bernardo (Planalto); Maria Souza Matias (Movelar); Adelson Del Santo (Nova Esperança), além da EMPEF Vila Betânia.

Os encontros do Preci são marcados por aulas teóricas e práticas, além de tarefas em casa, com o apoio das famílias, e uma redação final para que possam expressar de forma escrita sobre suas experiências e sobre o aprendizado adquirido junto ao Programa. Além das aulas, são ministradas palestras por especialistas, tanto para os alunos como para os familiares durante todo o período do curso.

“O Preci é um programa de extrema importância na vida dessas crianças e adolescentes, pois atua de maneira preventiva na minimização dos danos causados pelo uso indevido das drogas, que infelizmente é um problema muito grave que a nossa sociedade vem enfrentando hoje em dia. Além disso, é uma ferramenta essencial para ensinar os estudantes a cuidar do patrimônio público, educá-los desde cedo como se comportar com responsabilidade no trânsito e formar cidadãos de bem”, reforçou o secretário da pasta, Coronel Jones da Silva Mattos.

Implantado em 2018, o Preci tem o objetivo de ensinar as crianças e adolescentes sobre como resistir às drogas, preservar o patrimônio público e a tomar decisões responsáveis que contribuem com a segurança no trânsito. O Preci é regido por agentes da Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito.

Confira abaixo o dia em que cada escola vai receber as equipes do Preci neste segundo semestre: