Mobilidade Urbana: Nova passarela que liga os bairros São José e Palmital é inaugurada e valoriza cena urbanística da região

Nas duas cabeceiras da passarela foram construídos espaços de vivência para a integração e interação entre os bairros e os moradores

A passarela projetada com uma arquitetura diferenciada e sustentável, formada por dois arcos metálicos sobre a Lagoa do Campo – que divide os dois bairros –, erguidos a partir da fundação de concreto sem nenhum dano ao meio ambiente. Fotos: Secom/Kevin Fracalossi

A criação de caminhos, praças e lugares, através da construção de passarelas vem crescendo e a requalificação dos espaços urbanos através das ligações entre margens tem como principal objetivo integrar os bairros e recuperar áreas sem vitalidade, de forma a povoar novos espaços com atividades constantes, valorizando o espaço público e as áreas próximas à intervenção, bem como oferecendo acesso, segurança e lazer na travessia dos pedestres.

É com esse objetivo que foi entregue na noite da última sexta-feira (26) a passarela que liga os bairros São José e Palmital proporcionando mais qualidade de vida e segurança à população que utiliza o local para acessar as demais regiões da cidade. A passarela projetada com uma arquitetura diferenciada e sustentável, formada por dois arcos metálicos sobre a Lagoa do Campo – que divide os dois bairros –, erguidos a partir da fundação de concreto sem nenhum dano ao meio ambiente.

“A ampliação do espaço público através da construção de passarelas urbanas projetadas para o lazer cria, ao mesmo tempo, novas possibilidades de apropriação do espaço urbano, que se espalha para além das margens, aumentando a irradiação do projeto urbano, bem como alternativas de ocupação de vazios a princípio não territoriais, reinventando as paisagens urbanas contemporâneas com projetos que se destacam pela forma, beleza e localização”, destaca o prefeito de Linhares Bruno Marianelli.

A felicidade estava estampada no rosto da moradora Marta Lúcia dos Santos, que é do São José. “Ficou uma obra muito bonita e que a gente nem esperava que fosse acontecer. É muito mais bonita que imaginávamos e ao atravessar dá para contemplar toda a beleza da obra e do nosso bairro também, num trajeto tranquilo e muito fácil de trafegar”, destacou a moradora.

“A construção desses projetos, de alguma forma, ajuda a humanizar as cidades, seja através da acessibilidade universal, seja através da promoção de lugares que simbolizam prazer, indicando um modo de vida urbano mais viável e sustentável”, explica o arquiteto responsável pela obra, Nilton Valadão.

Logo após a entrega da passarela, quatro moradores da região já estavam jogando damas num dos espaços de vivência construídos nas duas cabeceiras da passarela. Paulo Sérgio Coelho, de 43 anos, Cleber Nunes, de 48, Gilson Carlos, de 47, Gilmar Oliviera, de 42. “Meu irmão foi vigia dessa obra e sempre me falava o quanto ela ficaria bonita. Vim, conferi e é verdade. Está linda e de quebra estamos aqui me divertindo com os amigos”, contou.

Para o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi, a passarela é importante para oferecer mais segurança e tranquilidade ao pedestre para atravessar a via. “Mais uma ação para segurança dos linharenses. Aqui é um local que tem alto fluxo de pessoas, principalmente no período da manhã e da tarde. Com mais segurança e mobilidade, iremos melhorar o fluxo dos passageiros e usuários que faz esse caminho diariamente”, afirmou.

O ciclista Hudson Oliveira da Conceição, de 17 anos, carimbou a obra como ‘fantástica’ e disse que vai facilitar a vida de todos os ciclistas e principalmente dos estudantes, já que ele mora no bairro Santa Cruz, e o trajeto ficará mais facilitado. “Vamos encurtar distâncias e ganhar mais tempo. Ficou muito boa a passarela”, disse o estudante.

Arquitetura diferenciada

A passarela entre os bairros São José e Palmital foi projetada com uma arquitetura diferenciada e sustentável, formada por dois arcos metálicos sobre a Lagoa do Campo – que divide os dois bairros –, erguidos a partir da fundação de concreto sem nenhum dano ao meio ambiente.

Para complementar o projeto, foram revitalizadas ruas nos bairros Palmital e São José; substituição e implantação de luminárias por tecnologia em LED e iluminação cênica na passarela, com alternância de cores em datas comemorativas; construída área de vivência em ambos os bairros, totalizando 1.750m²; além de um deck de madeira às margens da lagoa e paisagismo, tornando o local de convivência mais humanizado.