Caminhada Rota do Cacau fomenta o agroturismo e é sucesso em Linhares

Com um percurso de 19 quilômetros rodeado de belezas naturais, a quarta edição da caminhada “Rota do Cacau” foi um sucesso em Linhares no último domingo, dia 21 de agosto. Na oportunidade, os participantes puderam apreciar um pedacinho da Mata Atlântica, além de conhecer de perto o processo de produção e degustar o cacau da Fazenda São Luiz, premiado entre os 18 melhores frutos do mundo no Salão Chocolate em Paris.

Palestra com Emir de Macedo Gomes Filho para revelar curiosidades da introdução do cacau no município. Fotos: Kevyn Fracalossi.

Durante a visita, foi realizada uma palestra com o proprietário da fazenda Emir de Macedo Gomes Filho, que revelou curiosidades da introdução do fruto em Linhares. O evento fez parte da programação em comemoração aos 222 anos de fundação de Linhares.

“A cultura do cacau está intimamente ligada ao desenvolvimento econômico do município de Linhares. Por isso, a caminhada é de extrema importância para valorizar o cultivo do fruto e fomentar o agroturismo na cidade. Além disso, foi uma oportunidade para os participantes conhecerem todo o processo produtivo, degustar o fruto e os produtos derivados do cacau como o néctar, a cacauada e chocolates”, afirmou uma das participantes e organizadoras da caminhada, Maria Thereza Costa Guimarães de Souza.

Para o presidente da Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges), Reuber Costa Nascimento, o evento foi um sucesso. “A caminhada proporcionou aos participantes o contato com a natureza e passeios por lugares onde é feito o plantio do cacau em cabruca e em áreas que é preservada a Mata Atlântica aqui no Vale do Rio Doce. Foi um momento de muito aprendizado sobre o melhor cacau do Brasil e despertou nas pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente”, reforçou.

A caminhada foi realizada pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e contou com o apoio da Serlihges.