Prefeitura de Linhares recolhe mais de 3 toneladas de embalagens de agrotóxicos durante ações itinerantes

Mais de 3 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos foram recolhidas nas cinco unidades itinerantes de recolhimento organizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares. Os pontos de coleta estiveram localizados nos distritos de São Rafael, Japira, Guaxe, Farias e Desengano.

A ação faz parte do Plano Municipal Agropecuário (Plano Agro) e as embalagens serão direcionadas à sede da Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuário do Espírito Santo (Assoagres), que é parceira da ação junto ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV).

O chefe de Divisão da Secretaria de Agricultura de Linhares, Yago Bitti de Melo, explicou que o calendário itinerante que o Município organiza todos os anos visa facilitar a coleta de embalagens vazias que o produtor precisa fazer o descarte, indo até a sede da Assoagres.

“A não devolução está sujeita à multa, sem contar que, se embalagens as vazias de resíduos de agrotóxicos são descartadas de maneira inadequada, podem contaminar as matrizes ambientais como a água e o solo, e até mesmo afetar a saúde humana”, explicou Yago.

Nos cinco pontos de coleta foram recebidas embalagens com a tríplice lavagem (recipiente lavado três vezes com água), as furadas, com restos de produtos estocados no vasilhame ou vencidos, além de embalagens flexíveis (plásticas) e caixas de papelão.