Programa Brasil Mais Empreendedor promove capacitação para empreendedoras em Linhares

Com o objetivo de capacitar as mulheres do município com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, abraçou o programa Brasil Mais Empreendedor, importante ferramenta para impulsionar o empreendedorismo feminino. O programa é uma iniciativa do Governo Federal e é coordenado pela Confederação Nacional de Jovens Empreendedores – CONAJE; com execução da GERAR e metodologia ByNecessity da BESOURO.

O programa é uma importante ferramenta para impulsionar o empreendedorismo feminino. Fotos: Kevyn Fracalossi.

Nesta segunda-feira (15), o programa iniciou a qualificação com 31 mulheres no Núcleo de Atendimento Socioeducativo (NASE), no Centro, e outras 28 mulheres do distrito de Bebedouro no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da comunidade.

Quem aprovou a iniciativa foi Lucimara Jovita que tem um salão de beleza em Bebedouro. “É uma importante iniciativa que ajuda as mulheres da nossa cidade a empreender com sucesso. Estou muito feliz com a oportunidade e espero colocar em prática tudo o que eu for aprender aqui para que o meu salão cresça cada vez mais”, disse.

Lucimara Jovita aprovou a iniciativa.

“O programa é uma ferramenta de extrema importância para adquirirmos novos conhecimentos sobre gestão, principalmente para as mulheres que abriram a sua empresa recentemente. Agradeço a Prefeitura por apoiar a iniciativa e continuar investindo nas mulheres por meio de capacitações profissionais”, agradeceu a moradora do distrito de Bebedouro, Patrícia Figueredo.

Patrícia Figueredo ficou bastante satisfeita com a iniciativa.

Recentemente, 29 alunas da Vila de Regência foram capacitadas por meio do programa. Conforme a programação, em setembro as aulas vão contemplar as mulheres da comunidade de Degredo.

“Através desta parceria temos o objetivo de capacitar às mulheres que querem mudar sua situação de vida por meio do empreendedorismo. Nosso objetivo é continuar investindo em qualificação, principalmente para este público que tanto contribui para o crescimento econômico da nossa cidade”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli, Amorim.

Sobre o programa

Por meio do programa, é possível abordar sobre as estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento e aspectos comportamentais, além de promover o amplo compartilhamento de informações práticas e necessárias para se criar um negócio ou alavancar um empreendimento já existente. A capacitação tem duração de 30 horas.

As participantes do programa que concluem o curso ganham seus certificados e sua própria logomarca para seu empreendimento. Além disso, as novas empreendedoras ainda contam com um período de acompanhamento de 90 dias para incubação de seus negócios.

“O Brasil Mais Empreendedor é um programa de capacitação e assistência em gestão e empreendedorismo, dando prioridade para a participação de mulheres com vontade de mudar sua situação social e de sua comunidade. Acreditamos que quando investimos em mulheres, elas contribuem dando um retorno à sociedade. Elas investem na educação dos filhos, no bem-estar das comunidades onde vivem e na construção de um mundo mais igualitário”, comentou a professora do programa Brasil Mais Empreendedor, Patrícia Vitória.