Ceim do Pontal do Ipiranga desperta imaginação com pintura de personagens infantis

O Ceim Agostinho Rigoni, no Pontal do Ipiranga, ganhou um colorido especial com os desenhos de personagens infantis nos muros e paredes no interior da escola, que contribuem para o desenvolvimento da imaginação, além de promover um ambiente mais agradável. A iniciativa, que faz parte do “Projeto Amigos do Saber”, é do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), da Penitenciária Regional de Linhares (PRL) e do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), e os desenhos foram feitos por pessoas assistidas nestes locais.

A diretora da escola, Pollyanna Calmon Cavalcante Silva, informou que o CDRL fez a manutenção da escola, os desenhos, pintura da fachada, das grades, um trabalho desenvolvido ao longo de seis meses, e recebeu apoio da Secretaria Municipal de Educação e da comunidade escolar.

“Essa parceria mostra que a união entre entidades faz uma grande diferença na educação e na sociedade como um todo. A escola se transformou em um ambiente ainda mais agradável e prazeroso. Estar em um ambiente lúdico faz com que as crianças se sintam mais felizes, haja visto que as questões emocionais contribuem muito para o desenvolvimento integral dos alunos”, explicou a diretora.

O policial penal Rodrigo Pereira Merçon, que é diretor de unidade do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), comentou sobre a importância da parceria com a escola.

“Um dos pilares do cumprimento de pena é o caráter retributivo e esse projeto é uma ferramenta pedagógica importante para reeducação de nossos assistidos, pois mostra que eles podem viver do trabalho e ainda contribuir com a sociedade. Com esses projetos descobrimos grandes expertises e a educação foi o primeiro pilar que desenvolvemos. As ações nas escolas são gratificantes, e trabalhar com o caráter preventivo é uma forma, também, de diminuir a desigualdade, a criminalidade e acreditamos fortemente nesse propósito”, explicou Merçon.

Mais parcerias

No ano passado, o Ceim Agostinho Rigoni foi assistido com o “Projeto Amigos do Saber” do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), da Penitenciária Regional de Linhares (PRL) e do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) que repassou à unidade de ensino materiais pedagógicos confeccionados pelos custodiados no projeto de ressocialização que é realizado dentro dos presídios, além de brinquedos para o parquinho.