Escola de Bebedouro promove caminhada ecológica reunindo comunidade escolar

O Ceim Leodovico Donatelli, em Bebedouro, promoveu uma caminhada ecológica que reuniu pais, alunos, servidores e comunidade, uma ação que faz parte do projeto “Eu cuido, Você cuida e Nós sobrevivemos”. Além disso, teve palestra e apresentações de trabalhos dos alunos.

A diretora Keyla Duarte Ferreira informou que na ocasião, a chefe do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) de Linhares, Aline Fernandes, palestrou sobre os problemas ambientais que afetam as comunidades, convidando e conscientizando as pessoas sobre a importância de exercer a cidadania, contribuindo para a preservação ambiental do planeta, a começar pelo ambiente em que vivemos.

“Durante o percurso da passeata ecológica pelo bairro, as crianças chamaram a atenção dos moradores com mensagens em cartazes sobre a temática ambiental, convidando a comunidade a abraçar a causa, além da entrega de panfletos feitos pelos alunos, servidores e pais”, explicou a diretora.

O evento culminou na praça da Igreja Católica São Paulo Apóstolo, local em que os participantes também puderam conferir os trabalhos feitos pelas crianças, além da apresentação de poesias e danças.

Sobre o projeto

O projeto “Eu cuido, Você cuida e Nós Sobrevivemos” está sendo desenvolvido pelas professoras Referência dos dois turnos, e coordenado pelas pedagogas Janini de Almeida Soares, Cleonice dos Santos Reali de Oliveira, Gisele Soares de Araujo e Walkiria Cavalcante Cuti. A temática abordada envolve cidadania e meio ambiente, e foi escolhida por ser contemporânea e pela importância na formação social e ética das novas gerações.

As atividades desenvolvidas estão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, e tem como objetivo a observação e exploração do meio ambiente, levando o aluno a perceber-se como ser integrante, dependente, transformador e quais atitudes contribuem para a preservação e a conservação de um ambiente sustentável.

Em parceria com a Ecoleo, a escola se tornou ponto de coleta para arrecadação de óleo vegetal. A empresa é responsável por recolher e reciclar todo o material coletado.