Projeto Comunidade Consciente transforma óleo usado e sobras de alimentos em renda em escola do bairro Interlagos

Na Emef Antonio Fernandes de Almeida, no bairro Interlagos, o lixo orgânico proveniente da merenda escolar são transformados em produto orgânico (uma espécie de chorume) utilizado em hortas e plantas, e o óleo de cozinha usado, na fabricação de sabão líquido e em pasta. A ideia nasceu com o “Projeto Comunidade Consciente” que visa conscientizar alunos e comunidade escolar a respeito do impacto causado na natureza, por meio do descarte incorreto do lixo.

Na escola, casca de ovos, verduras, legumes, frutas e borra de café, por exemplo, são depositados nas composteiras, uma espécie de vasilhames próprios para o depósito do material orgânico que ao longo dos dias libera um líquido escuro durante sua fase de decomposição, originando o chamado Chorume, que é um produto muito utilizado em plantas e hortas.

A diretora Eliana Francisca dos Santos explicou que o projeto foi idealizado pelas professoras Janícia Braga Narciso e Rosimere Scarpat. O produto final é fabricado pelos alunos das turmas de 5º anos e comercializado em uma feira, em parceria com a Associação dos Moradores do Bairro Interlagos (AMI). A renda será revertida à formatura dos alunos no final do ano. No local, além do chorume, é vendido o sabão e, também, as ecobags feitas com caixa de leite, que faz parte de outro projeto da escola.

Agora, a proposta é montar uma horta na unidade de ensino. “Como fabricamos nosso esterco líquido, vamos construir uma horta nas dependências da escola para cultivarmos tempero verde para a merenda escolar, o que vai gerar uma economia para a escola. O chorume e o sabão fabricados futuramente vão fazer parte da cooperativa que tem contado com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Campus Linhares, em sua fase de implantação”, frisou a diretora.

Outro produto fabricado na escola é o sabão líquido e em pasta feito com óleo de cozinha usado. Inclusive, a escola está aberta ao recebimento de doações. “Com a oficina de sabão, mostramos às famílias mais uma forma de reaproveitamento de materiais que são descartados, nesse caso o óleo de cozinha, preservando assim o meio ambiente e gerando lucro para suprir às necessidades das famílias com sua comercialização”, ressaltou a diretora.

O projeto surgiu por meio de uma pesquisa realizada junto aos alunos sobre o lixo jogado na rua, analisando o trajeto de casa até a escola. Na sequência, foi promovido um debate em sala de aula do que poderia ser feito para minimizar a situação. Além da fabricação de chorume e de sabão, os alunos visitaram as salas de aula pedindo a colaboração dos demais alunos.

Guardas mirins ficam no horário do recreio conscientizando sobre o não desperdício de merenda, da água consumida nos bebedouros e banheiros, e a não jogar lixo no chão. Outra ação realizada é o armazenado de latinhas de alumínio entregue pelas famílias e alunos. Quem tiver o interesse, a escola tem recebido esse tipo de doação.

Diversas atividades foram trabalhadas de forma interdisciplinar para despertar a consciência ambiental como: produção de paródias, de textos, interpretação escrita e oral de diversos gêneros textuais, estudos de tabelas e gráficos, elaboração de problemas, concurso de poesias e desenho.

A iniciativa tem contado com o apoio da Secretaria de Educação, dos estudantes de Agronomia da Faculdade Pitágoras de Linhares, Ariele de Almeida Alves e Carlos Henrique Lopes, além de responsáveis pela coleta seletiva de Linhares, Ongs que trabalham com reciclagem, Unidade de Saúde do Interlagos, e empresa de reciclagem Reciclato de Coleta de Resíduos.