ISSQN: contribuintes de Linhares terão mais prazo para pagar imposto

Agora, os contribuintes poderão pagar a guia de arrecadação do imposto até o último dia útil do mês subsequente, ou seja, com mais 20 dias de prazo

Os contribuintes de Linhares terão mais tempo para pagar o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Isso será possível a partir do Decreto nº 1.084/2022 que prorroga o pagamento da guia de arrecadação para o último dia útil do mês subsequente à prestação do serviço. O decreto foi assinado pelo prefeito de Linhares, Bruno Margotto Marianelli, no dia 4 de agosto deste ano.

A iniciativa faz parte do projeto da Secretaria de Finanças e Planejamento de revisão e modernização do sistema tributário municipal e tem o objetivo de simplificar a vida de quem quer empreender em Linhares, alavancando a economia da cidade.

“É uma medida de extrema importância, porque ao estender o prazo para o recolhimento do ISSQN garantimos um maior fôlego ao caixa das empresas, ampliando o espaço entre as obrigações com a folha de pagamento e o calendário tributário municipal, sem provocar qualquer prejuízo ao Tesouro Municipal, uma vez que o recolhimento ainda ocorrerá dentro do mês de competência”, explica o secretário municipal de Finanças, Juliano Gomes.

Para o secretário, a medida visa a melhoria da eficiência da arrecadação tributária, estimulando o pagamento em dia do ISSQN e minimizando o ônus desnecessário ao contribuinte com a aplicação de multas e juros por atraso, e encargos com a dívida ativa.