Alunos de escola do bairro Novo Horizonte participam de palestra do Projeto Cuidando do Idoso

Alunos dos 5º anos do turno matutino da Emef Jerônimo Monteiro, no bairro Novo Horizonte, participaram de palestra sobre saúde do idoso, com o fisioterapeuta Victor Perini Monti, do Espaço Integrado de Terapia (Clínica EIT). A atividade faz parte do projeto “Cuidando do Idoso” e o foco da palestra foi a abordagem sobre a importância da fisioterapia, seus benefícios e os cuidados com os idosos.

A professora Andréia Bissoli explicou que trabalhou na disciplina de História temas como “Cidadania: conquista do povo brasileiro”, que inclui o Estatuto do Idoso aprovado em 2003, uma conquista do povo brasileiro em prol da luta por direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos.

A partir daí, surgiu a necessidade de ampliar os conhecimentos da temática e em parceria com o fisioterapeuta foi organizada a palestra. O projeto também conta com apoio da Casa de Repouso Aconchego que abriga idosos e está localizada no bairro Colina.

“Esperamos com este projeto que os alunos possam entender, compreender e valorizar o idoso como pessoa tão importante quanto a criança e o adolescente, e que possam exercitar esta valorização na prática tanto com os idosos de sua família, quanto os demais da sociedade. Além disso, a nossa intenção é despertar nos alunos o desejo de ser voluntário”, explicou Bissoli.

A professora ressaltou que nas próximas etapas do projeto os alunos vão escrever cartas para os idosos assistidos na Casa de Repouso Aconchego; entrevistar os avós; desenvolver uma campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis e de higiene pessoal que serão doados à uma instituição que atende idosos; conhecer o Estatuto do Idoso; assistir vídeos sobre os temas; e participar de um chá com os idosos da família na escola, por exemplo.

Bissoli, ressaltou, ainda, que conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil caminha a passos largos para se tornar um país de população predominantemente de idosos. Em 2030 o número de idoso de 60 anos ou mais será superior ao grupo de crianças com até 14 anos. Apesar disso, o preconceito contra o idoso é visto com frequência em nossa sociedade.

A mesma temática foi abordada pela enfermeira Mariana Mota Tessarolo durante palestra com os alunos dos 5º anos do matutino. A profissional abordou sobre as doenças que acometem os idosos, dicas de boa convivência, destacou que todos iremos envelhecer e que, hoje, as pessoas têm uma expectativa de vida maior. Retratou sobre o envelhecimento populacional, sobre a importância de respeitar as placas de identificação de estacionamento do idoso, alterações fisiológicas no idoso, dentre outros.