Preci: alegria e emoção marcam a formatura de mais de 600 alunos da rede municipal de Linhares

Esta quinta-feira (4) foi marcada por muita alegria e emoção para mais de 600 alunos de sete escolas da rede municipal de ensino de Linhares que receberam do prefeito Bruno marianelli o certificado de formatura do Programa de Resistência e Cidadania (Preci). O momento foi animado por apresentações culturais das alunas da escola Antônio Fernandes de Almeida, do bairro Interlagos. A cerimônia aconteceu no teatro da Faculdade Pitágoras, no bairro Araçá.

Apresentação cultural com alunas da escola Antônio Fernandes de Almeida, do bairro Interlagos. Fotos: Kevyn Fracalossi.

A embaixadora do Preci, Maria Clara de Lima Sobral, que foi aluna do programa em 2019, participou do evento e encantou a todos ao recitar o poema Heróis da Vida Real. “Eu fiquei muito feliz quando soube que seria embaixadora do Preci. Foi um prazer estar aqui hoje recitando este poema que mostra para as pessoas quem são realmente os verdadeiros heróis em nossas vidas. Espero que esses alunos coloquem em prática tudo o que eles aprenderam durante as aulas do Preci para que no futuro sejam pessoas de bem”, disse.

Maria Clara de Lima Sobral – Embaixadora do Preci.

Já o aluno Arthur Ruy Guerra que foi o responsável por fazer o juramento junto com os seus colegas para cumprir as regras do Preci, disse que estava contando os dias para a chegada da formatura. “Eu estava muito ansioso por este momento especial. O Preci foi muito importante na minha vida e dos meus colegas, pois o programa nos serviu de lição para sermos seres humanos responsáveis longe de todas as coisas ruins que o mundo tem para nos oferecer. Por isso, é importante que todos respeitem as regras do Preci para que possamos ser sempre orgulho para nossos pais”, afirmou o aluno da escola Luiz de Camões, no bairro Conceição.

Arthur Ruy Guerra -aluno da escola Luiz de Camões, no bairro Conceição.

Essa é a quarta do programa, implantado em 2018, que tem o objetivo de ensinar as crianças e adolescentes sobre como resistir às drogas, preservar o patrimônio público e a tomar decisões responsáveis que contribuem com a segurança no trânsito. O programa, desenvolvido pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, é direcionado aos estudantes dos 5º e 6º anos.

“É muito especial estar aqui hoje entregando o certificado para esses alunos que participaram desse programa que já atendeu mais de 3.200 crianças e adolescentes em nosso município. O Preci é uma ferramenta fundamental para ensiná-los a dizer não às drogas, como ser um cidadão de bem e tomar as decisões certas para um futuro de oportunidades. É importante que a família esteja sempre presente com seus filhos na escola, pois a escola é o local aonde eles são educados para serem pessoas responsáveis. Parabéns aos formandos e aos agentes da Guarda Civil Municipal e de Trânsito por desenvolver esse programa com tanta maestria em nosso município”, frisou o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.

Bruno Marianelli – prefeito de Linhares.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos, reforça que o Preci tem um papel muito importante dentro das escolas da rede municipal para orientar e direcionar os alunos a optarem pelo melhor caminho. “Nosso objetivo é alertá-los sobre os prejuízos que as drogas trazem, para que eles tenham muito mais firmeza para se afastar delas. Além disso, o programa é fundamental para ajudar educá-los a cuidar do patrimônio público e ensinar desde cedo sobre a importância de respeitar as leis de trânsito para que no futuro sejam condutores responsáveis”, destacou

Coronel Jones da Silva Mattos – secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

As escolas que receberam a equipe do Preci neste primeiro semestre foram: Auto Guimarães (Shell); Roberto Moreira (Araçá); Luiz de Camões (Conceição); Prefeito Roberto Calmon (Aviso); além das Emef’s Antônio Fernandes de Almeida, Professora Maria Aparecida Lavagnoli e Maria da Penha Pazito Ventura, no bairro Interlagos.

“É sempre bom aprender desde cedo as lições certas para trilhar o caminho do bem e desviar das coisas erradas. Tenho certeza que os conhecimentos adquiridos, através do Preci chegarão às famílias e eles serão cidadãos de sucesso no futuro”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Rampinelli.

Maria Olímpia Rampinelli – secretária municipal de Educação.

Preci

O Preci foi criado em 2018 com o objetivo de fortalecer e ampliar a política educacional. Por meio do programa, os alunos aprendem sobre como resistir às drogas, preservar o patrimônio público e a tomar decisões que ajudam contribuir com a segurança no trânsito. O Preci é regido por agentes da Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito.

Os encontros do Preci são marcados por aulas teóricas e práticas, além de tarefas em casa, com o apoio das famílias, e uma redação final para que possam expressar de forma escrita sobre suas experiências e sobre o aprendizado adquirido junto ao Programa.

Além das aulas, serão ministradas palestras por especialistas, tanto para os alunos como para os familiares durante todo o período do curso. O Preci é promovido pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

Desde a sua criação, o Preci já formou 3,2 mil alunos e nas formaturas desta quinta-feira mais 600 estudantes da rede pública de ensino foram formados no programa.