Profissionais da Saúde de Linhares participarão de treinamento sobre varíola dos macacos

Os profissionais de saúde do município participaraão do treinamento para eventuais casos da doença no Município.

Os profissionais de saúde vinculados à secretaria municipal de Saúde de Linhares participarão nesta quarta-feira (3), de Treinamento de Manejo Clinico, Laboratorial e Fluxo de envio de amostras para Monkeypox no Espírito Santo, conhecida popularmente como varíola dos macacos. O treinamento será conduzido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e é destinado aos profissionais da Vigilância Epidemiológica, Atenção Primaria e Urgência (PAs, UPAs e Hospitais).

No treinamento, serão tratados temas como as ações de vigilância quanto à definição de caso, processo de notificação, fluxo laboratorial, investigação epidemiológica e garantir o desenvolvimento de ações para a segurança da população e dos profissionais envolvidos. Vale destacar que, até o momento, Linhares não registrou nenhum caso suspeito da doença.

Após o treinamento, a diretora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos, replicará o treinamento para os demais profissionais de saúde do Município com o objetivo de preparar os profissionais do município para melhor enfrentamento de eventuais casos da doença.

A Secretaria também divulgará a seus profissionais todas as informações e notas técnicas produzidas pela Vigilância Estadual de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde para orientar os procedimentos.

Segundo o secretário de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, palestras e cursos de atualização dos profissionais municipais serão realizados sempre que necessário. “Estamos todos em alerta para o surto da doença no País e mobilizados para oferecer o melhor atendimento aos moradores, baseados nos documentos técnicos e protocolos da Secretaria da Saúde do Espírito Santo, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde”, afirmou.

Sintomas e prevenção

O principal sintoma da varíola dos macacos é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas pelo corpo. Podem surgir febre, dor de cabeça, caroço no pescoço, axila e virilha, calafrios, cansaço e dor muscular. Para prevenir é recomendado evitar o contato íntimo com infectados ou pessoas que possuem lesões na pele, higienizar as mãos com frequência e evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, copos, talheres e objetos pessoais.

Segundo o Ministério da Saúde, com a erradicação da varíola, a vacinação foi suspensa em todo o mundo por volta de 1980. No Brasil, campanhas mais robustas ocorreram até 1975, mas até 1979 o imunizante era aplicado nos postos de saúde. Os indícios apontam que quem nasceu antes dessa data e foi vacinado está protegido contra a monkeypox. A média de idade dos contaminados está abaixo dos 38 anos. O Ministério da Saúde informou que não há previsão de vacinação no Brasil, mas que está em contato com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para adquirir o imunizante.