Saúde fará ação preventiva contra hepatites virais no centro de Linhares

A ação estará concentrada em frente ao Mercado Municipal, nesta quinta-feira (28), das 8 às 12 horas, com vários serviços gratuitos disponíveis para a população

É que em 28 de julho comemora-se o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. A ação vai ser em frente ao Mercado Municipal, de 8 às 12 horas. Fotos: Secom/Arquivo

Prevenção à saúde. Quem quiser saber se já contraiu ou suspeita de ter contraído as Hepatites B e C vai ter a oportunidade de fazer um teste rápido sobre a doença nesta quinta-feira (28), em uma ação educativa realizada pelo Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS), da Secretaria Municipal de Saúde, no centro de Linhares. É que em 28 de julho comemora-se o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. A ação vai ser em frente ao Mercado Municipal, de 8 às 12 horas.

A iniciativa da Secretaria de Saúde vai contar com o Ônibus da Saúde, e oferecer os seguintes serviços: realização de testes rápidos para a detecção de IST’s (Sífilis, HIV, Hepatites B e C), aferição de pressão arterial e verificação de glicemia capilar, e, ainda, distribuição de panfletos educativos e de insumos (preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante), além de orientações diversas sobre as hepatites.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), incluindo as Hepatites B e C, estão entre os problemas de saúde pública mais comuns no Brasil e em todo o mundo. E as Hepatites Virais B e C constituem-se na segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas, depois da tuberculose, e nove vezes mais pessoas são infectadas com hepatite do que com o HIV. Por conta disso, o mês de julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais.

“A promoção da saúde propõe o desafio de reorientar os serviços de saúde a superar a fragmentação do assistir a doença, e ir em direção a perspectiva da atenção integral às pessoas em suas necessidades”, lembra a diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, ao reforçar o convite à participação nesta ação.

A diretora ainda reforça que a hepatite é evitável, tratável e, no caso da hepatite C, curável. No entanto, mais de 80% das pessoas que vivem com hepatite carecem de serviços de prevenção, testagem e tratamento.

Assim, diagnosticar a hepatite precocemente é a melhor forma de obter maiores chances de eficácia com o tratamento. Por isso, a importância de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina. Os testes rápidos para diagnóstico estão disponíveis no Sistema Único de Saúde, assim como o tratamento para a doença que é feito de forma gratuita e tem no Naps de Linhares a referência para os casos diagnosticados.