Educação promove encontro de diretores para fortalecer ações pedagógicas nos Ceims e Emefs de Linhares

A palestra uma participação especial da aluna Júlia Barbosa do 2ºano da Emef Jerônimo Monteiro. Fotos: Secom/Kevin Fracalossi.

Os resultados educacionais do município de Sobral, no estado do Ceará, foram apresentados em palestra, ministrada pela secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, na tarde desta terça-feira (12), no auditório da Escola Caic, no bairro Interlagos. A ocasião reuniu diretores dos Centros de Educação Infantil Municipais e Escolas Municipais de Ensino Fundamental. O Município recebe assessoria técnica do Programa Educar pra Valer.

Durante a palestra foi possível destacar o que já está sendo colocado em prática, o que está em desenvolvimento para médio prazo e algumas medidas que dependem de um prazo maior para serem implantadas, como por exemplo, a escola de formação continuada.

O momento também serviu para anúncios importantes como os novos investimentos em material didático como livros para as salas de leitura, paradidáticos para todos os alunos da rede, parques de recreação para todos os Ceims, material esportivo para as escolas e para os treinamentos que foram retomados depois de terem sido interrompidos em decorrência da pandemia, a entrega de tablets para os alunos de 8º ano, na sequência da entrega dos 9ºs anos , e dos notebooks que começarão a ser entregues nas escolas no retorno do recesso escolar, agora no mês de julho, além de projetores e telas multimídias.

O encontro reuniu diretores dos Ceims e Emefs.

Foram apresentadas todas as obras que estão em fase de projeto, construção e reforma. Além disso, foi apresentado o planejamento de construções de novas escolas, a exemplo da unidade de ensino que começou a ser erguida na localidade de Chapadão das Palminhas, que será a maior unidade de ensino do interior de Linhares.

“Nós sabemos que, para melhorar a qualidade da educação, a gente precisa trazer alguns elementos com um significado e um sentido diferente para o conhecimento escolar. Nós temos que garantir que nossas escolas tenham um currículo forte, coerente e explícito, com muitas oportunidades para as crianças e jovens se engajarem em atividades e projetos que tornem o aprendizado vivido”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli.

Pandemia

Durante o encontro, a secretária de Educação apresentou um panorama do cenário do 1º semestre abordando os desafios e consequências da pandemia, como por exemplo, o colapso de pessoal, número de profissionais que precisa de afastar do trabalho seguindo o protocolo ainda vigente sobre as prevenções contra o COVID-19.

A abertura da palestra foi feita com a equipe da Seme apresentando um teatro sobre a importância do foco na alfabetização na idade certa, ‘A Nossa Cidade’ Houve uma participação especial da aluna Júlia Barbosa do 2ºano da Emef Jerônimo Monteiro.