Pontal do Ipiranga terá vacinação contra raiva em cães e gatos no dia 8 de julho

As equipes da Vigilância vão atender de 7h30 às 14 horas na Unidade de Saúde e no Comercial Lima

Na sexta-feira da semana que vem, dia 8 de julho, acontece, na sede do balneário de Pontal do Ipiranga, a vacinação contra a raiva animal em cães e gatos acima de três meses de idade. As equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde, vão atender de 7h30 às 14 horas em dois locais: na Unidade de Saúde do Pontal e no Comercial Lima.

A Vigilância de Zoonoses recomenda aos tutores levarem para a imunização também as fêmeas prenhas ou que estejam amamentando. Não devem ser vacinados os animais que estiverem doentes ou em tratamento.

É importante que os tutores apresentem a carteira de vacinação dos animais. Caso não tenham o cartão, recebem o comprovante no ato da vacinação.

Prevenção

A vacina antirrábica ainda é a única forma de prevenir a doença e manter os pets saudáveis. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano, e, por isso, os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

A vacinação de cães e gatos é a principal forma de prevenção contra muitas doenças que podem acometer esses animais. Ao vaciná-los, evita-se a transmissão de doenças aos seres humanos.