Secretaria de Obras identifica ligações clandestinas de energia em praças dos bairros Conceição, Três Barras, Interlagos e Canivete

Com os famosos ‘gatos’, a iluminação dos espaços de lazer fica comprometida; furto de energia é um crime com pena de um a quatro anos de reclusão

Nas quatro praças foram encontradas ligações irregulares de energia. Fotos: Secom/Felipe Reis.

Ligações clandestinas na rede de energia elétrica, os famosos ‘gatos’ foram encontrados após vistoria da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos realizada em praças públicas de Linhares. No último fim de semana cerca de 4 (quatro) caixas de energia estavam abertas e tomadas estavam sendo utilizadas de forma clandestina para a energia elétrica nas praças dos bairros Conceição, Três Barras, Interlagos e Canivete.

A fiscalização foi realizada pelo departamento de Departamento de Iluminação Pública que verificou nas quatro praças cabos das fiações desencapados e expostos. Conforme o assessor técnico do Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura de Linhares, Pedro Antônio Santana Blanco, o intuito da vistoria é evitar a utilização inadequada do dispositivo, o que acarreta a sobrecarga do sistema e apagão da iluminação pública nas praças, o que traz insegurança a comunidade.

Além disso, busca-se evitar a ocorrência de acidentes, visto que a estrutura utilizada para as ligações clandestinas é inapropriada para qualquer outra atividade.

Segundo Pedro, na manhã desta quinta-feira (23) as caixas de energia foram fechadas e retiradas todas as fiações irregulares. Durante a ação, além de garantir a remoção de pontos de energia instalados de forma clandestina, todo o espaço foi vistoriado pelos agentes da secretaria.

“Estamos realizando essa operação de ordenamento para garantir a segurança dos moradores, que utilizam os espaços das praças como área de lazer. Os profissionais autônomos que atuam na área precisam respeitar as normas, mantendo o espaço organizado e seguro, para eles e para o próximo”, disse Pedro.

Para utilizar a energia elétrica das praças, os comerciantes e feirantes precisam requerer a autorização da Prefeitura. No processo, devem detalhar os materiais elétricos utilizados no trabalho e solicitar a colocação dos postes da rede. O furto de energia é um crime previsto no Artigo 155, parágrafo 3º do Código Penal Brasileiro (CPB). A pena prevista é de um a quatro anos de reclusão, além de multa.