Linhares realiza Dia D de vacinação contra Covid, sarampo e gripe neste sábado (25), em três unidades de saúde

As unidades de saúde do Planalto, Bebedouro e Colina irão aplicar as doses das três vacinas das 8 às 17 horas, sem agendamento

Para intensificar a cobertura vacinal contra a Covid-19, sarampo e a gripe, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar neste sábado (25), um Dia D de vacinação. É a oportunidade para a população atualizar o cartão de vacina e tomar as doses de reforço. Serão vacinadas pessoas com dose em atraso, quem tem entre 18 e 39 anos de idade e possui comorbidades e ainda a população a partir de 30 anos de idade (Covid-19).

As salas de vacinação das unidades do distrito de Bebedouro, no interior do Município, do bairro Planalto e a da Unidade Sanitária Linhares (USL), no bairro Colina, irão funcionar de 8h às 17 horas. O atendimento é por ordem de chegada.

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão do SUS ou CPF. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.


Vacinas disponíveis:


COVID-19
-Reforço (3⁰ dose) para adolescentes de 12 a 17 anos;
-2⁰ Reforço (4⁰ dose) Pessoas de 30 anos acima;
-2⁰Reforço (4⁰ dose) trabalhadores da saúde;
-Crianças de 6 a 11 anos 1ª e 2ª doses;
– População em geral com doses em atrasos.

INFLUENZA (GRIPE)
-Idosos acima de 60 anos;
-Trabalhadores de saúde;
-Pessoas com comorbidades;
-Caminhoneiros;
-Professores;
-Gestantes e puérperas;
-Portuários;
*Crianças de seis meses à menor de 5 anos.

TRIPLICE VIRAL (sarampo)
-Crianças de 6 meses a menor de 5 anos
-Trabalhadores de saúde

A Secretaria de Saúde lembra que a dose contra o sarampo pode ser aplicada no mesmo dia que a vacina contra gripe, sem necessidade de intervalos. Em relação às outras vacinas, como a Covid-19, basta observar os intervalos para cada faixa etária.

Vacinação de criança

O público infantil, composto pelas crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.

No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022.

Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.