Prefeitura de Linhares inicia a distribuição de novas mudas de açaí para o Polo Litoral

Mudas de açaí começaram a ser distribuídas nesta quarta-feira (22/6) pelo Programa Municipal de Fruticultura de Linhares, da Secretaria de Agricultura, que está em fase de expansão. Três produtores foram atendidos com 1.375 mudas da fruta e estão recebendo informações referentes ao plantio. O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, esteve presente na entrega.

Maria Thereza Costa Guimarães e Souza foi uma das produtoras atendidas e vai dar continuidade à cultura do açaí, iniciada há dois anos na sua propriedade, que fica às margens da Rodovia Roberto Calmon, Olaria, quando recebeu em torno de 400 mudas via edital do Processo Seletivo. Desta vez, fez a retirada de 550 mudas no viveiro credenciado pela Prefeitura de Linhares.

“Com essas mudas vamos ampliar e tornar viável a nossa produção, aproveitando as partes baixas da propriedade que não davam para plantar o cacau devido às cheias e, nesse caso, o açaí e viável. O açaí é uma cultura tranquila para manejo e temos percebido que as pessoas estão se preocupando em ter uma alimentação saudável e a fruta está no rol de produtos que fazem bem para a saúde, e o mercado está em crescimento”, disse a produtora.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, pontuou que no dia 30 de junho será realizada a entrega de mudas de cajá manga anão e, também, de abacate, este último que está sendo introduzido nesse processo de expansão, junto à tangerina e laranja.

“A distribuição de novas mudas e a introdução de novas culturas visam fomentar a implementação de novas cadeias produtivas no setor de fruticultura, de forma sustentável e competitiva, além do aproveitamento de pequenas porções de terras, tornando-as produtivas e gerando renda ao produtor, que é o foco do nosso programa”, explicou o secretário, informando que já foram entregues mais de 34 mudas divididas entre os cinco polos instituídos pelo Município.

12 mil mudas a serem distribuídas

Ao todo serão distribuídas quase 12 mil mudas, sendo: 4.998 mudas de cajá manga anão; 1.666 de uva; 1.925 de açaí; 1.100 de laranja; 1.650 de tangerina; 277 mudas de abacate. Cada produtor receberá a quantidade de mudas para formação de no mínimo 0,5 hectare e no máximo um hectare das frutas.

Programa Municipal de Fruticultura

Foram instituídos cinco polos: o Polo Distrito Farias que conta com 15.493 pés de cajá manga anão plantados, e agora será introduzido o abacate; no Polo Alto São Rafael (região de São Judas) os parreiras contam com 2.871 unidades de uva, que será expandido com a cultura da tangerina; o Polo Baixo São Rafael (localidades Córrego Dr. Jones, Humaitá e Bagueira) conta com 6.325 pés de goiaba; o Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), que tem o limão como fruto, são 4.620 unidades, e agora será cultivada a laranja também; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro) são 4.670 unidades de açaí.