Mais de 1 mil ocorrências já foram registradas pelas câmeras de videomonitoramento neste ano

Mais de 1 mil ocorrências já foram registradas pelas câmeras de videmonitoramento instaladas em diversos pontos estratégicos da sede e interior do município, de janeiro a maio de 2022. De acordo com o levantamento da Central de Videomonitoramento da Prefeitura de Linhares, entre as principais ocorrências estão abordagem de suspeitos, acidente de trânsito, agressão, tentativa de suicídio, entre outras.

Das 1.084 ocorrências registradas nesse período, 69 pessoas foram abordadas pelo direcionamento e/ou observação na Central, resultando no encaminhamento às autoridades competentes. Destas abordagens, foram visualizadas 40 pessoas sendo conduzidas pelas forças de segurança.

Ainda, foram registrados 38 acidentes de trânsito, entre atropelamento e colisão; 6 casos de tentativa de suicídio; 2 ocorrências de tráfico de entorpecentes; 2 tentativa de homicídio; e 1 caso de furto/roubo/assalto. Também foram atendidos 51 pedidos de análises de imagens e fornecimento das mesmas.

A Central de Videomonitoramento, além de potencializar o trabalho de patrulhamento, proporcionando respostas imediatas às ocorrências, também possibilita a identificação mais rápida das demandas de outras áreas, como trânsito, serviços e gestão estratégica. A Central de Videomonitoramento funciona na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, no Centro.

“O sistema de videomonitoramento é fundamental para promover uma segurança pública de qualidade e funciona como uma importante ferramenta de apoio as forças policiais, que agrega tecnologia e modernidade”, reforçou o coordenador da Central de Videomonitoramento, Renato dos Santos Nogueira.

Central de Videomonitoramento

As câmeras estão distribuídas estrategicamente entre a sede e o interior do município, com funcionamento 24 horas sob a vigilância de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). O trabalho de monitoramento é contínuo e contribui para a resolução de crimes no município.

A Central de Videomonitoramento possui dez telas de parede e mais 20 telas de mesa, que exibem o cotidiano das ruas em alta definição, e permitem a visualização a 600 metros de distância.

As câmeras, operadas por 23 servidores municipais, giram em 360º na horizontal e em 90º na vertical, o que permite ao operador ver tudo o que acontece na região em que a câmera está instalada.

Além do registro das imagens, qualquer caso que configure possibilidade de crime, como arrombamento, assalto, furto ou situação de risco à população também pode ser comunicado aos agentes da GCM pelo telefone 153, para que as equipes possam ser enviadas ao local.

Alcance

Cada câmera tem um alcance de registro de imagens de 600 metros de distância, sendo que as imagens captadas a 300 metros são mais nítidas para fazer os devidos reconhecimentos.