Unidade Sanitária de Linhares, no bairro Colina, abrirá aos sábados para vacinar contra sarampo, gripe e covid

O atendimento começa neste sábado, dia 4, com a sala de vacinação funcionando das 8 às 12 horas

A unidade do bairro Colina ficará aberta das 8 às 12 horas aos sábados para aplicar doses de vacinas contra o sarampo, gripe e covid-19.

Para facilitar o atendimento à população e ampliar a cobertura vacinal no município, a partir deste sábado, dia 4 de junho, a Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina, vai funcionar todos os sábados para vacinação. Assim, quem não tiver tempo no decorrer da semana para atualizar o cartão de vacina pode procurar a sala de imunização da USL também aos sábados. Nas outras unidades do município, a vacinação acontece sempre de segunda a sexta-feira, de acordo com a rotina de cada unidade.


O atendimento no sábado será sempre das 8 às 12 horas. Neste dia 4, estará disponível a vacina de sarampo para crianças e profissionais de saúde, e gripe para crianças, idosos, profissionais de saúde, professores, caminhoneiros e pessoas com comorbidades. Ainda estará disponível a vacina contra Covid-19 para as pessoas com doses em atraso.


A Secretaria de Saúde orienta a todos a levarem sempre um documento pessoal de identificação (RG ou, em caso de crianças, certidão de nascimento) e, se possível, a caderneta de vacinação. O atendimento no sábado também é por ordem de chegada, não havendo a necessidade de agendamento.


Vale lembrar que a dose contra o sarampo pode ser aplicada no mesmo dia que a vacina contra gripe, sem necessidade de intervalos. Em relação às outras vacinas, como a Covid-19, basta observar os intervalos para cada faixa etária.


“A vacina é importante para evitar que algumas doenças, já consideradas erradicadas, retornem ao nosso país e voltem a ser um risco para a nossa população, e, principalmente, para as nossas crianças”, alerta a diretora de Vigilância Epidemiológica, da secretaria municipal de Saúde, Jacklene Ramos. A imunização evita o surgimento de complicações e óbitos, minimiza a carga viral das doenças e reduz a sobrecarga sobre os serviços de saúde, explica.


Campanha


A vacinação contra o sarampo está sendo feita em todos os profissionais e trabalhadores de saúde. A dose será disponibilizada também a todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, inclusive nas que estão com o calendário vacinal em dia. A vacina utilizada é a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba.

A campanha de vacinação contra a gripe continua. Além de idosos e trabalhadores e profissionais de saúde, agora, as doses estão sendo aplicadas também em crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; professores; pessoas com doenças crônicas e comorbidades; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo, rodoviário e de passageiros.


Nesta etapa, a imunização contra a gripe ainda é estendida aos integrantes das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, pessoas em privação de liberdade, adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Este imunizante contra influenza é a vacina trivalente, ou seja, ele protege contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. Já a vacina contra a Covid-19 estará disponível para toda população vacinável acima dos 5 anos, além da atualização da caderneta vacinal para a segunda e terceira doses.


Vacinação de crianças


O público infantil, composto pelas crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.

No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.


Reforço da vacina Covid-19 para adolescentes


Linhares aguarda a chegada das doses de vacina da Covid-19 a serem usadas na campanha de reforço (D3) para imunizar adolescentes de 12 a 17 anos. Nesta faixa etária, o município tem um público-alvo de 16.200 adolescentes.

De segunda a sexta-feira, a Prefeitura de Linhares dispõe de 32 salas de vacinação nas Unidades de Saúde da sede e do interior. A imunização acontece de 7 da manhã às 16 horas. Para quem não tem tempo durante o dia, as unidades do Planalto, Bebedouro e Caic (Interlagos), atendem até às 8 da noite na segunda, terça e quarta-feira. E, a partir deste dia 4 de junho, a Unidade Sanitária de Linhares (USL), passa a vacinar também aos sábados.