Restinga: área recuperada começa a florescer em Pontal do Ipiranga

O litoral de Linhares é um convite àqueles que prezam pelo descanso e admiram o bucolismo do nosso balneário, especialmente as belezas naturais. E em Pontal do Ipiranga, um atrativo à parte é a florada da vegetação nativa, que é objeto de reabilitação no Programa de Recuperação de Área Degradada (Prad), que é executado pela Prefeitura de Linhares em parceria com uma empresa privada.

Nas Áreas de Preservação Permanente (APPs), onde a restinga foi recuperada, é possível apreciar o florescer da espécie Canavalia rosea, também conhecida por Feijão-da-Praia, que é indicada contra a erosão proveniente das marés altas.

“Todo o trabalho desenvolvido até o momento começa a ganhar forma, sobretudo a flora nativa. Quando restringimos a ação do homem sobre a área de restinga, o fazemos com o intuito de preservarmos a vegetação nativa e a biodiversidade, que são fontes de vida e riquezas naturais”, destaca a bióloga da Semam, Paula Garcia Durão.

Recuperação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam) tem desenvolvido uma série de medidas com vistas à recuperação das áreas de preservação. Dentre elas está o cercamento de 33 hectares de vegetação de restinga, previsto no Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD); além de instalação de placas de alerta sobre a área verde.

Sobre o PRAD

O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) é um estudo realizado em áreas que sofreram degradação pela ação do homem ou naturalmente. O plano especifica um conjunto de medidas, técnicas, ferramentas e materiais que assegurarão o restabelecimento dos ambientes desequilibrados e sem chance de recuperação natural.

Os métodos de recuperação são definidos de acordo com as características bióticas (seres vivos de uma comunidade) e abióticas (fatores não vivos do ambiente) da área, conhecimentos sobre o tipo de impacto causado, resistência das espécies selecionadas e sucessão ecológica secundária, ou seja, o desenvolvimento de uma nova comunidade.