Linhares tem programação especial no Dia Mundial Sem Tabaco, nesta terça-feira (31)

A programação vai acontecer na Praça Armando Barbosa Quitiba, no bairro Colina, a partir das 8h30min, coim caminhada, apresentações culturais e serviços gratuitos de saúde

A ação será realizada na praça do bairro Colina a partir das 8h30min. Fotos: Secom/Felipe Reis.

A Secretaria de Saúde de Linhares, por meio do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS), realiza ação educativa nesta terça (31), alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco. A programação começa com uma caminhada cuja saída será da Escola Pestalozzi, no bairro Colina, às 8 e meia da manhã.

A equipe do Naps e os alunos da Pestalozzi percorrerão algumas ruas do bairro Colina e finalizarão o trajeto na praça Armando Barbosa Quitiba, no mesmo bairro. Lá, diversos serviços de saúde estarão disponíveis.

No ônibus da saúde da Prefeitura de Linhares será possível realizar testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV, Sífilis, Hepatites B e C), aferir a Pressão Arterial e glicemia capilar, e receber panfletos e orientações sobre como parar de fumar. Quem estiver presente vai ainda acompanhar a soltura de balões pelos alunos da Pestalozzi e assistir à apresentação cultural do Grupo de Capoeira da Pestalozzi da banda Cantarollar.

Programa gratuito

Quem quer parar de fumar conta com um programa oferecido de graça pela Prefeitura de Linhares. É o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. O objetivo do programa é alertar à população em geral e especialmente o jovem sobre os malefícios do uso do tabaco; prevenir a iniciação do consumo do fumo e seus derivados entre crianças e adolescentes; estimular o abandono do fumo e reduzir a morbimortalidade causada pelo tabagismo e outros fatores de risco.

A diretora do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS), Kessy Bonicenha Brunetti, disse que é importante conscientizar sobre os efeitos nocivos que o tabaco causa na população tanto para o fumante quanto para quem está perto de quem fuma. “Uma das nossas propostas é desencorajar o uso do tabaco principalmente pela camada mais jovem porque quanto mais cedo há o contato com o cigarro, maior é a probabilidade de se tornar dependente e passar anos com a dependência, prejudicando a saúde de forma geral. É importante sensibilizar a comunidade para evitar o primeiro contato com o cigarro”, reforçou.

Dentre as atividades desenvolvidas no programa, estão: atendimento individual com médico, psicólogo, enfermagem e assistente social; atendimento em grupo cognitivo-comportamental; busca ativa de pacientes inseridos no programa; acompanhamento na evolução do tratamento, inclusive online; relatório de controle trimestral de mapa de medicamento; atividade socioeducativa através de palestras e oficinas nas escolas e empresas; encaminhamento à rede de proteção social (previdência, farmácia cidadã, Unidades de Saúde e outros); e promoção de atividades em datas comemorativas: 31 de Maio (Dia Mundial de Combate ao Fumo), 29 de agosto (Dia Nacional de Combate ao Tabagismo), 27 de Novembro (Dia Nacional de Combate ao Câncer e seus Fatores de Risco).

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo realiza, em média, 150 atendimentos mensais em Linhares. Nos atendimentos por grupos, são promovidas 06 sessões em cada um deles. Os participantes normalmente são acompanhados por 06 meses, com um índice de cura em torno de 60%. Para participar do grupo é preciso se cadastrar no programa e aguardar a formação de novos grupos. Além do encaminhamento feito pelas unidades de saúde, os tabagistas que desejam abandonar o vício de fumar podem procurar diretamente o Naps, no Bairro Colina.

Histórico

O Dia Mundial sem Tabaco, em 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao fumo. O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco.

A doença é considerada também uma pandemia. Ela causa mais de oito milhões de mortes por ano no mundo, incluindo os casos relacionados ao tabagismo passivo, quando a pessoa inala a fumaça de derivados do tabaco por estar perto de um fumante.