Prefeito Bruno Marianelli visita projeto social de futebol e destaca importância do esporte para a cultura da paz

O desenvolvimento social e a cultura de paz sempre estiveram presentes em campo com o projeto Associação Campeões de Vida (ACV), desenvolvido no distrito de Bebedouro, que incentiva a inclusão e o desenvolvimento social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, coordenada pelo treinador Neemias Santos Silva, que usa a proposta de usar o futebol como um caminho para a transformação para 207 atletas que participam do projeto, que usa a estrutura do Complexo de Esporte e Lazer Antônio Jovita Filho. A Prefeitura de Linhares é parceira do projeto.

Na manhã desta quinta-feira, dia 19, o prefeito de Linhares Bruno Marianelli, participou de um café da manhã junto aos atletas que participam do projeto. Ele foi recebido pelo treinador Neemias Santos. Bruno teve a oportunidade de conversar com as crianças e adolescentes, dialogar sobre o futuro e destacar a importância do esporte para a cultura da paz, do desenvolvimento social e para a qualidade de vida dos moradores.

Prefeito Bruno Marianelli (C) visita o projeto Associação Campeões de Vida (ACV), em Bebedouro. Fotos: Felipe Reis/PML.

Bruno destaca que todos os projetos sociais da Prefeitura ou apoiados pelo Município tem o objetivo de promover o acesso de crianças e jovens ao esporte, descobrir talentos e proteger, para mostrar que o futebol é de paz.  “Eu sempre destaco a preocupação que a Prefeitura de Linhares tem de não só entregar o equipamento esportivo, mas também associar um programa, um projeto, que possa fazer inclusão social e oportunizar à população a prática esportiva”.

O prefeito complementa: “além de trazer a paz para os bairros, o projeto Associação Campeões de Vida aqui de Bebedouro, como os demais realizados em vários dos complexos esportivos do Município, é uma excelente ferramenta para revelar talentos e dar oportunidades para esses garotos que sonham em ser reconhecidos como grandes atletas e ter oportunidade nos clubes do futebol capixabas e nacionais”.

O projeto desenvolvido pelo professor Neemias Santos em Bebedouro mira a ampliação do acesso à prática do esporte, a ocupação dos espaços públicos da Cidade, e o incentivo às relações de liderança e colaboratividade. A ideia é promover a cultura de paz, ensinando que a rivalidade fica dentro do campo. Entre as ações previstas estão premiações às crianças que forem assíduas ao projeto e às salas de aula e realizações de iniciativas solidárias em eventos esportivos.

“Futebol é uma coisa que não limites de idade, sexo, classe social e status. Todo mundo é apaixonado por futebol. O nosso projeto é importante porque vocês construíram equipamentos no Município todo e alinharam com os projetos sociais, sendo referência em todo o Espírito Santo e dando bons exemplos, encantando a comunidade por estar presente, aproximando e socializando. A gente se sente importante porque além de revelar novos talentos para o esporte conseguimos fazer com as crianças e adolescentes tenham boas perspectivas de futuro, longe da violência e da criminalidade”, destaca Neemias.