Contribuintes têm até o dia 31 de maio para declarar o IR e ajudar os Fundos da Infância e do Idoso

Contribuintes de Linhares têm a possibilidade de ajudar a transformar a vida de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social no município. É que parte do Imposto de Renda pode ser destinado para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e ao Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI). As doações podem ser feitas até o dia 31 de maio.

O processo é bem simples, sem nenhuma cobrança extra, e ainda ajuda muitas crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social. As doações podem ser feitas por quem optar pela declaração completa, no ato da emissão do imposto, seja para pessoa física ou jurídica. Em 2021, foram repassados quase R$ 2 milhões às entidades sociais por meio dos fundos.

No caso da pessoa física, o valor da doação é de até 6% do imposto devido, se fizer as contribuições ao longo do ano, e de 3% caso a doação ocorra junto à declaração. Desses 6%, 3% podem ser destinados ao Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e os outros 3% para o Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI). Já no caso da pessoa jurídica, o valor da doação é de 1%.

“A campanha é direcionada a pessoas físicas e jurídicas que podem, dentro dos limites estabelecidos por lei, deduzir do IR o total de doações feitas ao FIA ou ao FMDPI na esfera municipal. Os fundos oferecem à sociedade a possibilidade de auxiliar na implementação e no desenvolvimento de políticas públicas eficazes para crianças, adolescentes e idosos”, explicou a contadora e conselheira do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo – CRCES, Ana Rita Nico.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli Amorim, em regra, todas as instituições que possuem inscrição e estejam regulares no FIA e no FMDPI tem possibilidades de captar esses recursos. 

“Os recursos podem beneficiar todas as entidades que atendem tanto idosos como crianças e adolescentes. Assim, todos podem evoluir e possuir estrutura adequada para atender ainda mais pessoas que estejam vulneráveis e precisam de intervenção”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim.

Qualquer dúvida, o contribuinte pode entrar em contato pelo telefone 3372-2099 da secretaria municipal de Assistência Social.