Escola de Pontal do Ipiranga desenvolve projeto de Meio Ambiente “Eu amo, eu cuido e nós sobrevivemos”

O Ceim Agostinho Rigoni, no Pontal do Ipiranga, está desenvolvendo com os alunos o projeto de Meio Ambiente “Eu amo, eu cuido e nós sobrevivemos”. Recentemente, os alunos plantaram pés de feijão no pátio da escola para acompanhar o seu crescimento. As atividades têm sido ministradas por meio de brincadeiras lúdicas e coletivas, vídeos, desenhos, coletas de dados, confecções de materiais educativos por meio de sucatas recicláveis e retornáveis, além de diálogos informais e educativos.

A diretora da escola, Pollyanna Calmon Cavalcante Silva, explicou que os professores estão aplicando o projeto desde o início do ano, seguindo com as atividades até o fim do primeiro semestre. “O projeto visa desenvolver com os alunos ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais como o desperdício de água, as queimadas, os desmatamentos, a extinção dos animais e a poluição, sensibilizando-os sobre a importância da preservação do Meio Ambiente”, explicou.

Dentre as atividades propostas no projeto estão: mural com desenhos de lixeiras e sua destinação correta; músicas, danças, pinturas, dobraduras, livros de história, recortes e colagens; desenvolvimento progressivo de hábito de higiene pessoal – como escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto, e, também, o social – quanto a jogar o lixo no lixo e preservar o ambiente; conversas sobre meio ambiente, tipos de animais, poluição ambiental, coleta de lixo, reciclagem; levantamento de possíveis problemas ambientais vividos pela comunidade e discussão junto às crianças das formas de resolvê-los; cultivo de uma horta; visita à praia para coleta de lixo; e visita ao Projeto Tamar.

Estão entre os objetivos do projeto:

– Incentivar o uso consciente da água;

– Ensinar sobre as práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais (como papel, garrafas plásticas e outros materiais);

– Desenvolver com as crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais como: queimadas, poluição das praias, desmatamento, extinção de animais; – Falar sobre a importância da reutilização de materiais recicláveis;

– Discutir a ideia da seleção de lixos e seu reaproveitamento;

– Conhecer as plantas, como se alimentam, partes das plantas, tipos de plantas, a germinação;

– Compreender que as ações humanas interferem na qualidade do ambiente.